Blogagem Coletiva - "Sou ativista da amamentação"



Comadres, olá!

Do dia 1º ao 7º dia de agosto, acontece a Semana Mundial de Aleitamento Materno.
Passeando, então, pela blogosfera, encontrei no Luz de Luma, yes party! uma blogagem coletiva que tocou muito meu coração: "Porque sou ativista da amamentação", que está na segunda edição.

Registro aqui, então, minha participação. Com muito amor!


* que saudades!... *


Quando engravidei, uma das minhas maiores preocupações eram se eu teria leite para amamentar meu filho, já que minha mãe, como ela mesmo costuma dizer, "nunca foi muito boa de leite", e minha irmã não pôde amamentar nenhum dos meus três sobrinhos - fez de tudo, mas não conseguiu produzir uma gota de leite. Sinto por ela, porque hoje sei o que significa amamentar um filho!

Quando o Gabriel nasceu, minha primeira experiência com a amamentação não foi muito prazerosa, porque tendo feito cesárea, precisava me manter na horizontal por conta da anestesia. Com isso, meu leite não descia. Então, as enfermeiras levaram meu bebê para o berçário para amamentá-lo. Me deu uma dor no peito! Um medo de não conseguir...

...Mas no outro dia tudo melhorou, graças à Deus: com meu filho sugando avidamente, num apetite enorme, meu leite começou a descer. Todo mundo ficava encantado com o apetite dele! Rsrsrs... 

Mas, amadas, quando dizem que o psicológico pode ajudar ou prejudicar e muito na amamentação, acreditem, porque é verdade.
Vou ser direta mas espero não ser indelicada: desde o dia do nascimento na maternidade até os seguintes, já em casa, o Gabriel e eu não tivemos um único minuto à sós, a não ser à noite (bem tarde da noite), quando íamos dormir (ele, né, porque eu, mamãe de primeira viagem quase não conseguia. Ficava o tempo todo olhando ele, admirando e verificando se estava tudo bem. Sabem como é, né? Rsrsrs...). Muitas visitas o tempo todo. Eu não conseguia controlar por estar tão frágil, em resguardo. Meu marido, bem... ele é tão festivo quanto a família dele e entrava no ritmo. Só Deus sabe o quanto foi difícil pra mim!

Bom, para saberem o quanto foi difícil pra mim, basta considerarem: toda essa agitação me custou o leite para amamentar meu filho!
Foi reduzindo, reduzindo... meu filho chegou a, com dois dias de vida, amigas, queimar de febre por desidratação. Isso sei que nunca vou me esquecer! E como dói lembrar...
Então, corremos ao pediatra, ele "leu um sermão" enorme primeiramente para meu marido e sua família, medicou meu filho e incluiu o leite em pó.

Importante: quero deixar registrado aqui que gosto muito e respeito demais a família do meu marido e que nos damos muito bem. Tivemos este problema nesta época simplesmente porque eles são tão festeiros que não tem pausa, sabem, meninas? Não consideraram que eu e meu filho precisávamos de paz e serenidade especialmente neste período.

Todo mundo diz: "quando o bebê pega a mamadeira, deixa o peito", mas não foi o que aconteceu comigo - mesmo com pouco leite, o Gabriel mamava em mim também. Me emociona tanto me lembrar disso!... Se eu me desconcentrar do texto, amadas, me desculpem, tá?...

...Pois bem, e assim foi até o sétimo mês: o Gabriel mamava em mim e na mamadeira.
Neste período, o pediatra me aconselhou passar a manter somente a mamadeira porque por ele mamar demais e eu não ter tempo de me alimentar tanto quanto o necessário para me manter forte e saudável, eu estava emagrecendo demais, beirando à anemia. É que até os 7 meses ele ainda acordava para mamar à noite, acreditam? Três vezes por noite!!! Que apetite!

Como foi difícil deixar de amamentá-lo, meninas! Dói até hoje! Difícil pra mim e o porquê não sei nem explicar mas quem é mãe entende bem o que estou dizendo e pra ele, porque ele não queria deixar de mamar em mim.

Os meses se passaram... Hoje o Gabriel já tem 1 aninho e 8 meses, mas ainda sinto saudades de amamentá-lo e acho que vai ser assim pra sempre.
As dificuldades dos primeiros dias, que relatei acima, deixaram sequelas em minha alma, mas o fato de olhar para o meu filho hoje tão cheio de vida, tão saudável e inteligente, me dá forças para tentar ofuscar de alguma maneira tudo aquilo...

Amigas-comadres-leitoras, obrigada por me "ouvirem", me lerem. Obrigada de coração. Esse foi somente um dos capítulos (uns tristes, outros felizes) da minha vida que tenho a compartilhar, com muito carinho, com vocês!

Portanto... amamentar é preciso e é uma benção! É importante para o bebê e para a mãe também!
Dia desses, ouvi de uma conhecida que caso ela venha a ser mãe um dia optará por não amamentar por medo de seus seios ficarem flácidos, caírem...
...Lamentável! Prefiro até não comentar!

Que fique bem claro, então:

Sou ativista da amamentação!!!

Deus abençoe!

Bjs!
Karin Filgueira

21 comentários:

  1. Amiga também sou ativista da amamentação :)
    Sabe, meus dois filhos mamaram até 1 ano e meio e eu amava amamenta-los.
    Com o Lipe, meu primeiro filho, aconteceu algo parecido com o que aconteceu com vocês, eu recebia muitas visitas e chegava a ser estressante, também emagreci muito, e o medico me aconselhou a dar a mamadeira
    Já com o Nickinho foi tudo muito tranquilo, aliás ele mamou até a idade do Gabriel, sinto tanta saudades.
    Quanto ao ultimo comentário, minha opinião é que amor de mãe é um dom, disso não tenho mais duvidas, esses dias uma pessoa que se diz mãe fez um comentário pra mim dizendo que se voltasse no tempo nunca teria tido o filho que ela tem, por que ele dá muito trabalho, e ela não tem tempo pra se cuidar, na mesma hora senti um nó na garganta, mas ignorei, tem certas coisas que temos que deixar passar para não gerar uma discussão.
    Amei ler mais um capitulo da sua história. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dia ouvi assim: "Qdo nasce o filho, é que nasce a mãe!". Concordo que qdo recebemos em nossos braços aquele embrulhinho fofinho e abençoado, é como se acordássemos p/ uma nova vida, a maternal. Por outro lado, acho tbm que a essência materna vem em nosso DNA. Qdo engravidamos, ela aflora.
      O que acontece é que, penso eu, existem mulheres que de tão ligadas ao exterior (corpo e mundo) não se deixam tocar pelo que realmente importa: sua missão de ser mãe, tão nobre e abençoada!
      Lamentável, né, Paty?
      Bjs!

      Excluir
  2. Oi, Karin!
    Seu relato foi emocionante! Imagino a paz que precisava para amamentar o seu filho e não tinha, mas é que a alegria é tão grande que os familiares não conseguem se conter. O pai então, quer contar pra todo mundo (rs*)
    O estado emocional da mãe interfere em todo o processo da amamentação e lembro do médico pediatra pedir para escolher um local tranquilo e sem movimento. Nas palavras dele: "Amamentar exige concentração".
    Obrigada por participar da blogagem coletiva!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que prazer recebê-la, Luma! Quem agradece pela oportunidade!!! Aliás, tenho mto o que participar em seu blog ainda, já que o considero extraordinário!!!
      É, sim, ter paz para amamentar faz toda a diferença
      A alegria é imensa msm, mas tranquilidade p/ a mamãe e o bebê nos primeiros dias, especialmente, é fundamental, né?
      Seja sempre bem vinda, viu, amada?
      Deus abençoe!
      Bjs!!!

      Excluir
  3. oi Karin,e muito bom amamentar pois com isso proteje o bebe de muitas doenças,infelizmente eu também não consegui amamentar meus filhos.bjs Rosinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto mto por vc, Rosinha. De coração. Minha irmã não pôde e embora ela não fale mto no assunto, sei que foi difícil pra ela.
      Por outro lado, tenho certeza que o amor com que vc alimentou seus filhos o protegeram e o protegem até hj!
      Bjs, amiga!

      Excluir
  4. Oi Karin
    Adorei sua participação na BC, é bem emocionante, e muito bem escrita. Vim conferir a partir do blog da Luma. Já estou te seguindo.
    Bjos.
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mto obrigada pela visita, pelo carinho e desejo que volte sempre, tá?
      Estou indo lá no seu cantinho p/ conhecê-la, viu?
      Bjão!

      Excluir
  5. Nossa, Karin! Que história!!! Meu Deus, que início difícil! Que bom que ele continuou mamando mesmo assim!!!
    Também tive dificuldade com o Biel e tive que desmamar... contei isso no blog, mas foi também bem mais velho, com 1 ano, então, como você, sou ativista da amamentação.

    www.aprendendoasermaehoje.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, amiga, mães e suas histórias... Algumas alegres, outras nem tanto... De qquer forma, o que importa é que hj nossos filhos são saudáveis e felizes, né?
      Bjs, querida!

      Excluir
  6. Menina, que post incrível e que história! Parabéns pelo post, pela assunto muito bem colocado e eu pessoalmente adorei poder amamentar os meus dois e gostaria de ter tido mais, bem mais leite, hehehe, mas minha produção de leite só ia até o quinto mês e sumia...pena!
    Beijos Karin!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena realmente, amiga, mas graças à Deus ainda teve por um tempo, né?
      Estava me lembrando aqui: minha sobrinha Taty amamentou por 2 meses apenas, pq precisava voltar p/ o trabalho. Mas confesso que fico pensando se ela não encontraria outra maneira de voltar ao trabalho, mas continuar amamentando. Durante o dia pelo menos uma vez.
      Bjs!!!

      Excluir
  7. Adorei teu depoimento... tmb sou super hiper favorável a amamentação... pois só nos traz benefícios... alegrias e prazer em poder alimentar nossos filhos...
    Amamentei os meus dois até 1 ano e 4 meses e só parei mesmo pq estava muito magra e já não produzia leite suficiente... mas foi com certeza gratificante... nunca pensei que meu peito pudesse cair ou algo do gênero... mas cada uma tem suas prioridades...ser mãe é a minha...
    bjokas e adoro teu blog...

    Paty (RS)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma Paty pra minha feliz coleção de amigas!!! A terceira Paty!!! Rsrsrs... E do RS? Sou louca pra conhecer esse Estado, nossa!
      Ser mãe é a minha tbm! Estou com vc!
      Fico feliz demais que goste do meu blog e espero mto que venha me visitar outras vezes, viu?
      Deus abençoe!
      Bjs!!!

      Excluir
  8. Amiga Karin, ainda não tenho um baby, mas pretendo encomendar um em breve e espero conseguir amamentar meu filho. Também acho que isso é super importante tanto na questão emocional quanto para a saúde do bebê. que bom que mesmo entre trancos e barrancos você conseguiu alimentar seu menino. Beijos, Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, sim, Nanda. Pela misericórdia de Deus, consegui!
      E em Nome de Jesus, vc conseguirá, viu!
      Desde já imagino o qto seu filho(a) será uma benção!!!
      Bjs, amiga!

      Excluir
  9. Oi Karen,
    me vi em cada linha de teu emocionante relato.Comigo aconteceu quase igual: visitas até tarde,nenén agitada,eu esgotada, mas isto não alterou meu leite, graças!Pude amamentar meus quatro bebês, hoje adultos fortes e sacudidos,srrsrs
    Apesar dos contratempos, tudo acabou se ajeitando para vcs.Que alívio!
    Adorei saber de ti e do bebê.
    Boa semana aí.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que prazer recebê-la, Calu. De coração!
      Obrigada por seu carinho, por dividir sua experiência comigo tbm.
      Seja sempre bem vinda!
      Bjs e Deus abençoe!

      Excluir
  10. MINHA QUERIDA KARIN, faço suas as minhas palavras: As dificuldades dos primeiros dias, que relatei, deixaram sequelas em minha alma, mas o fato de olhar para o meu filho hoje tão cheio de vida, tão saudável e inteligente, me dá forças para tentar ofuscar de alguma maneira tudo aquilo... ENCONTREI ESTE POST SEU LÁ NO COMETÁRIO DO BLOG DA DANI. EU TBM TIVE PROBLEMAS, MEU FILHO SIMPLESMENTE ME REJEITOU, ALGUM MOTIVO TEM E EU NÃO CONSEGUI DESCOBRIR, E ISSO ME DOI MTO. SE QUISER, VC PODE LER AQUI: http://diariodeumamadora.blogspot.com.br/2013/09/amamentacao-o-desabafo.html
    O NIC TAH COM 5 MESES E ESSE ASSUNTO AINDA ME DOI. AINDA TENHO MEDO QUE ELE NÃO ESTEJA SE ALIMENTANDO BEM... PODE DAR UMA OLHADINHA NO COMENTARIO QUE FIZ NO BLOG DA DANI? TO COM PREGUIÇA DE EXPLICAR DE NOVO...KKKK... VI QUE VOCÊ DÁ MUCILON POR ISSO QUERIA SUA OPINIÃO... http://www.aprendendoasermaehoje.com/2013/10/biel-mamando.html?showComment=1382544191551#c4663315009497748767 BJUSS

    ResponderExcluir
  11. Karin, vim te agradecer, não só por comentar no meu blog sobre o desabafo, mas por se dedicar com suas palavras para me ajudar. Eu te respondi um pouco lá http://diariodeumamadora.blogspot.com.br/2013/09/amamentacao-o-desabafo.html

    Sabe, tbm sou evangélica, em meio à tormenta, é bom qndo Deus usa pessoas para falar conosco, no caso, vc é uma delas. Infelizmente, os pediatras não me ajudaram muito neste momento... mas deixa pra lá. Na vdd este episódio aconteceu com o Níc com 3 meses. Seguirei seus conselhos. Os quais já estavam em meu coração, mas suas palavras foram como uma "confirmação" de que estou seguindo o caminho certo, embora as vezes eu desanime, pq afinal, principalmente esse comecinho da maternidade é muito sobrecarregado fisicamente e emocionalmente neh, claro que acaba mexendo com o espiritual pq está tudo ligado. Te agradeço mais uma vez. Levei o Nic no pediatra ontem. Ele está com 6, 11 kg e 64 cm. Ele disse que está bom e que mãe sempre acha que o filho come pouco mesmo! kkk Ele tbm disse q o ritmo do Nic é assim mesmo, come pouco, ele é comprido, mas não é um bebê grande (gordinho). Eu sou baixinha e o pai tbm é magro. É pra eu ficar sossegada, mas sabecoméneh! Beijão amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Débora, querida!
      Vc me parece um pouco mais tranquila e isso já me deixa mais feliz!
      Mais feliz ainda fiquei com o fato de ter falado ao seu coração sendo usada como instrumento do Senhor - e que assim seja sempre, em nome de Jesus!
      E, é, sim, vc tem razão: o físico, o emocional e o espiritual estão realmente interligados, acho até que por isso é tão difícil nos mantermos equilibradas, não é msm?
      Sabe, preciso concordar com o pediatra pq, veja, o Gabriel almoça e janta. fora isso, faz 3 ou 4 lanchinhos no decorrer do dia. Às vezes, belisca alguma coisa tbm. Mama 3 mamadeiras de 350ml. E eu ainda acho que ele poderia se alimentar melhor! Rsrsrs... É, bem vinda ao clube!

      Amiga, antes de qquer coisa, esteja na presença do Senhor, pq isso garante tudo de bom pra vc e sua família.
      Tbm, procure prestar atenção à sua respiração. Sério. Qdo inspiramos e expiramos profundamente, nos sentimos mais relaxadas e equilibradas - isso favorece seu bem estar.
      E além de tudo isso, seja feliz - vc pode!
      E, não se esqueça: estarei sempre aqui em oração por vc, torcendo por vc e à disposição p/ o que precisar, ok?

      Deus abençoe abundantemente sua vida!
      Bjs!

      Excluir

Olá, comadres, gostaram do post?
Comentem; fiquem a vontade!
Ficarei muito feliz!!!

Bjs!
Deus abençoe!
Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira

Direitos Autorais

As imagens aqui postadas são próprias ou coletadas pela internet. Tendo conhecimentos autorais, credito. Caso você conheça o autor de determinada imagem que não esteja creditada, agradeço se me informar, pois terei o maior prazer de dar os devidos créditos. Obrigado.
"A mulher sábia edifica a sua casa." (Pv14.1)

Arquivos

Categorias