Minimalismo. Simples, assim!

Meu Doce Lar


Comadres, boa tarde!
Ano novo, vida nova, tudo novo... mas com uma retrospectiva das mais válidas!

Mas antes, gostaria de compartilhar desde já com vocês que amanhã, sábado, postarei uma super novidade!!! Novidade das mais bacanas!!! Algo que não fiz aqui ainda e que todas vocês amam!!!
Será que vocês vão adivinhar??? :-)
Aguardem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Em maio, logo no segundo mês de blog, lancei o Projeto Minimalize, algo que eu vinha buscando para a minha vida há tempos!
Sei que algumas comadres me acompanharam nele. Outras, que chegaram posteriormente, provavelmente não tomaram conhecimento dele ainda. Então, fica a dicacliquem aqui!!!
Trata-se de uma série de 5 posts.

A minha proposta aqui não é voltar à ele. Pelo menos, não integralmente. Ou seja, não pretendo fazer as repostagens, mas seria legal, pra quem está disposta a buscar uma vida mais minimalista, relê-lo e, muito mais que isso, pesquisar o tema mais à fundo.

Quem aqui é adepta dele?
Quem se simpatiza com ele?
O que é o Minimalismo para vocês?

Como relatei no 1º post da série, de introdução, o termo "Minimalismo" sempre me soou muito bem, atraente, enfim... Porém, um dia, visitando algumas imagens do Google, me espantei com a atmosfera estéril que os ambientes minimalistas retratam (mais tarde pude ver que nem todos são assim!), o que me desinteressou muito. Me afastou.

Até que conheci o The Busy Woman and the Stripy Cat e lendo um comentário de sua autora, Rita L. Domingues, entendi que o Minimalismo não precisa ser desprovido de aconchego. Isso me "ganhou" instantaneamente!

Ela dizia: “vida simples não tem que ser desprovida de beleza e conforto. .. Quero poucas coisas, mas quero estilo (o meu estilo) e conforto. Quero um espaço convidativo, onde as pessoas se sintam bem. Não quero viver de forma ascética ou austera – o minimalismo como estilo de vida não é isso.” (Rita B. Domingues)

Prosseguindo, vejam, comadres, o que o blog Minimalizo fala sobre "O que é minimalismo?"

Bastante simplista, e, claro minimalista, a autora do blog defende o "eliminar o supérfluo, focar no essencial".

E porque estou com extrema urgência em retomar um estilo de vida mais minimalista (visto a correria em que vivo, à rotina na maioria das vezes exaustiva), e porque o iniciar de um ano me parece bastante apropriado pra isso, foi que senti de recomeçar à pesquisá-lo e ir me adequando à ele na medida das minhas possibilidades.


Assim, deixo meu convite para vocês: vamos juntas em busca de uma vida mais leve, descomplicada, "despoluída"?

Nada muda do dia para a noite. O importante é que à partir do momento que vemos a necessidade de uma vida mais minimalista pra nós mesmas, que caminhemos, mesmo à passos de formiguinha.

Eu estou animadíssima!!!

Quem vem comigo???

Ah, e só pra lembrar: não deixem de checarem a novidade no post de amanhã, ok???
Acho que tanto suspense valerá a pena! :-)

Com desejos de uma tarde maravilhosa!



"E ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimentos aos entendidos."(Dn2.21)

Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira




12 comentários:

  1. Oi Karin querida!
    Então amiga, será que eu sou um pouco minimalista? Conferi o blog que vc indicou, e conferi alguns post's do destralhamento da casa da blogueira! Vi que apesar de eu gostar de decoração gosto de passar adiante o que está sendo acumulado e sem uso... o que vc acha?
    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, minha percepção de minimalismo é exatamente essa: optar pelo destralhamento (ou tbm o chamado "declutter"), analisando o que pode ser mantido (que terá realmente utilidade), o que deve ser descartado (não será de uso de ninguém. Exemplo: objetos bem velhinhos) e o que pode ser doado (passar adiante, como vc msm disse).
      Gostar de decoração não é "contrariar" o minimalismo, não. De jeito nenhum - principalmente seu estilo de decoração, shabby chic, que é tão leve, suave, graciosa.
      O tipo de decoração que pode vir à "brigar" com o minimalismo certamente é aquela com excesso de objetos.
      Amiga, vc está no caminho certo!
      Bjs!!!

      Excluir
  2. Oi, Karin!
    Há um tempinho atrás, me interessei pelo Minimalismo, mas também me espantei quando li, em um Grupo no Facebook, uma das seguidoras escrever havia se desfeito da cama, que ela e o filho dormiriam no chão. Pensei: Meu Deus! Será que é isso mesmo? Quase desisti de continuar o meu intento, que é ter coisas necessárias, porém, sem abrir mão do conforto. Mas depois desse episódio, continuei acompanhando o Grupo, e vi que não é bem assim. Pra mim, resolveu muito no quesito "organização", pois percebi que nunca conseguiremos organizar a casa, quando temos muita coisa, muita tralha! Beijinhos e estou ansiosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, o "destralhamento" ou "declutter" é o princípio msm do Minimalismo.
      Qto à atitude da seguidora, vejo como extrema, nenhum pouco de acordo com o que é ser minimalista em si.
      Ao meu ver, Minimalismo tbm tem que condizer com conforto e aconchego, até pq conforto e aconchego não são sinônimos de excessos, não é msm?
      Vc está no caminho, acredite nisso!
      Fica com Deus e alivie seu coração!
      Bjs!!!

      Excluir
  3. Amiga acabo de conocer ese término en el aspecto de la vida ,, lo conocía dolo en la decoración y no me gusta ,, pero en la vida ,, uno debiera vivir con lo esencial y eliminar todo lo superfluo ,,, y con esto no andar de carreras toda la vida,,, me gustaría llevar una vida así amiga ,, pero no es nada fácil si uno esta insertó en esta sociedad llena de exigencias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, ya sabes, yo nunca fue extremos adeptos, y el minimalismo, ya sea en la decoración o como un estilo de vida, creo que lo ideal es que haya un equilibrio.
      En mi punto de vista, siempre que esta filosofía no es sinónimo de falta de confort y calidez, es muy válido.
      Besos en tu corazón.

      Excluir
  4. Oi Karin querida!
    Também gosto do minimalismo aconchegante, desapegar de coisas desnecessárias, comprar e usar o que for necessário e deixar o supérfluo e fútil de lado!!
    Curiosa pelo post de amanhã!!! rsrs...
    Essa semana já te envio as perguntas :)
    Beijão!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida!!!
      Isso! Minimalismo aconchegante! É esse que defendo! (rs*)
      Te espero lá no sorteio, tá?!
      Ok, estarei no aguardo!
      Bjs e obrigadinha!!!

      Excluir
  5. Olá Karin,
    recebi um recado seu em meu e-mail e vim conhecer seu blog! Também já adorei de cara! Gostoso de ficar, de ler, de aprender... Nunca li sobre o "minimalismo", mas sempre associei conforto com simplicidade. Gosto de locais aconchegantes, daqueles que a gente chega e é recebido com um café e uma prosa... Daqueles que nem dão vontade de sair... Nooooooooossa! Mas também não abriria mão da minha internet e alguns outros pequenos "luxos" necessários da vida atual. Mas acho importantíssimo manter a linha (diga-se tênue... bem tênue) entre o "des" e o necessário! Acho que o ideal é sempre balancear as coisas para não se perder a essência, tanto para um lado, quando para o outro! É fazer a sintonia, o equilíbrio mesmo. Muito bacana tudo por aqui, voltarei com mais calma para conhecer mais sobre os 5 posts do ano passado... e passear mais por esse blog delicioso! ;)
    Bjks!

    ResponderExcluir
  6. Simone, querida, que prazer tê-la aqui!!!
    Tenho uma concepção nada radical tbm de Minimalismo, sabe, pq penso que existem determinadas coisas/objetos que contribuem para nos dar conforto, aconchego e graça à nossa vida.
    Ou seja: estou com vc!!!
    E, sim, equilíbrio é o termo!
    A primeira vez que li sobre esse assunto, confesso que fiquei assustada tamanho a "nudez" dos ambientes, por exemplo. Mas bastou me aprofundar mais pra perceber que o Minimalismo em si não precisa "caminhar" com o radicalismo e a falta de conforto.
    Fico super feliz que tenha gostado do Meu Doce Lar, que tenha se sentido em casa.
    E venha sempre me visitar, pq estarei sempre com um cafezinho recém-passado pra te receber, tá, comadre?
    Seja sempre muuuuuuuuuuuuuuuuito bem vinda!!!
    Deus abençoe!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Karin,
    Estou fazendo o máximo para ser minimalista (rs), mas o caminho é longo...
    Adorei a dica dos passos de formiga, estou adotando a dica a partir de agora, sem me cobrar tanto por uma mudança do dia pra noite neste sentido.
    Abraços,
    Ana

    ResponderExcluir
  8. Ana, querida, seja sempre bem vinda ao Meu Doce Lar!
    Muuuuuuuito longo mesmo - e com direito à deslizes, viu? Infelizmente.
    Mas é levantar de novo e bola pra frente! :-)
    Fico feliz em tê-la ajudado com os "passos de formiguinha" e estarei aqui torcendo por vc!

    Nunca se esqueça de uma coisa: você é suficientemente capaz de conseguir tudo o que quer!

    Bjs e que Deus muito a abençoe!

    ResponderExcluir

Olá, comadres, gostaram do post?
Comentem; fiquem a vontade!
Ficarei muito feliz!!!

Bjs!
Deus abençoe!
Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira

Direitos Autorais

As imagens aqui postadas são próprias ou coletadas pela internet. Tendo conhecimentos autorais, credito. Caso você conheça o autor de determinada imagem que não esteja creditada, agradeço se me informar, pois terei o maior prazer de dar os devidos créditos. Obrigado.
"A mulher sábia edifica a sua casa." (Pv14.1)

Arquivos

Categorias