Comadres queridas, bom dia! :-)
Tudo em paz por aí?
Prontas para mais uma semana pela frente?
Eu já estou com minhas listinha de atividades e o cardápio da semana em mãos - aliás, logo quero falar com vocês sobre a minha organização de atividades domésticas e das refeições para a semana. Ajuda tanto, viu! Mas isso é assunto para outro post, ok?
Segunda-feira, 19/01/2015. Como podem ver, já ultrapassamos a primeira quinzena do mês de janeiro - ou seja, fevereiro está aí e com ele... a VOLTA ÀS AULAS!
E com a volta às aulas, a ansiedade das mamães com relação, entre outras coisas, à adaptação de seus filhos novamente a rotina escolar.
Quem aí, assim como eu, se encontra nesta situação, levanta a mão?! rs
Cada período, cada fase, uma experiência nova para eles e para nós, não é mesmo, comadres?
Claro, faz parte. Mas, convenhamos, nem por isso deixa de ser um tanto difícil, vocês não concordam?
À propósito, lembram quando compartilhei com vocês, AQUI, minha emoção (e choradeira! rs) o primeiro dia de aula do Gabriel?
Então, agora o retorno ao período escolar está batendo à porta e meu coração já está acelerado desde já: "Será que ele vai se adaptar à nova escolinha?" "Será que vai gostar da nova professora?" "Será que vai interagir com os coleguinhas com a mesma facilidade que no ano passado?" "E será que ele vai se acostumar a estudar no período da tarde?" É que ano passado ele estava de manhã. Para esse ano, infelizmente, não encontrei vaga no mesmo período e tive que transferi-lo para tarde! :-(
Comadres, posso dizer uma coisa?
Redobrei as minhas orações! De verdade!
Como dizem, ser mãe é (realmente!) padecer no paraíso, viu!
Me digam: vocês estão ansiosa também?
E foi pesquisando na net, que encontrei essa matéria pequenina e bem direta, lá no Vila Mulher (gosto muito deste site. Vocês conhecem?) e venho, com carinho, compartilhar com vocês.
Vamos lá?
* * * * *
Segundo a coordenadora infantil do colégio Mopi Janaina Rodrigues, é muito comum crianças da Educação Infantil sentirem dificuldades de retornar. "Entre lágrimas e sorrisos, acreditamos que, nesta volta às aulas, é essencial que pais e educadores trabalhem em conjunto, de modo a facilitar a integração da criança e reduzir a angústia dos adultos”, comenta. Veja algumas dicas para seus filhos terem uma melhor adaptação às aulas em 2015:
1- Lembre da escola
Retome o que a criança mais gosta na escola, utilize fotos, uniforme e outros objetos que a faça lembrar;2- Estimule a interação
Reforce o reencontro com os colegas e as novidades que precisa dividir com eles;
3- Não prolongar a despedida
Isso pode deixar a criança com mais vontade de ficar em casa
4- Pais como exemplo
Demonstre alegria e prazer em rever a professora e os todos profissionais da escola;
5- Evitar atrasos na entrada e na saída
A adaptação à rotina gera confiança aos pequenos e depende da postura da família;
6- Amigos dentro e fora da escola
Convide os coleguinhas da turma para alguns programas fora dos muros da escola – essa é uma maneira de estreitar novamente os vínculos de amizade.
* * * * *
Essas dicas, como vocês podem perceber, vem mais ao encontro daquelas crianças que retornarão para a mesma escola - o que não é o caso do meu filho e o de muitas outras crianças, logicamente, mas eu acredito que nos ajudam também, visto que são bastante abrangentes.
Aliás, só para compartilhar também, durante as férias tomei o cuidado de, entre brincadeiras, assistir desenho na tv ou notebook, etc, procurei estimular o Gabriel a manter o ritmo de pintar - seja com tinta ou lápis de cor -, desenhar, recortar e colar, enfim.
Acho super importante para manter a conexão, digamos assim, vocês entendem?
Bom, minhas comadres-mamães, que venha 2015 com sua volta às aulas e seja o que Deus quiser! rs
Brincadeiras à parte, que estejamos sempre orando por nossos filhos (e por nossos corações também! rs) durante esse período que antecede o retorno à rotina escolar (e sempre, lógico! rs), que possamos estimulá-los, mostrar à eles que é motivo de alegria estar voltando para a escola, rever os amiguinhos, fazer novos, conhecer uma nova professora, aprender coisas novas, se divertir no parquinho, enfim...
Que à todo o tempo estejamos passando segurança pra eles. Acho que isso é o principal, vocês não acham também?
Um bj carinhoso no coração de todas vocês, minhas comadres - e especialmente no coração das minhas comadres-mamães, com desejos de que possamos vencer, firmes, mais esta etapa tão importante para os nossos pequeninos, que é estar novamente de volta ao período escolar!
Que Deus nos abençoe e abençoe nossos filhos. Todos os dias. à todo o tempo!
"...que te importa? Quanto a ti, segue-me."(Jo21.22)
* * * * *
Refrescos saborosos, produtos para sorveteria, bebidas prontinhas e deliciosas, aromas para panificação... cliquem AQUI para conhecer todos os produtos!
Coloque mais sabor em sua vida!
* * * * *
Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Oi Karin
ResponderExcluirA volta é sempre angustiantes para a mamãe mas não se preocupe seu filho será recebido com todo o amor e com certeza o novo período de adaptação será rápido porque criança tem a amabilidade na alma e se entrosa facilmente
Um lindo dia
Beijos
Minha querida comadre, olá!
ExcluirO Gabriel, inclusive, já me provou isso, qdo foi pela primeira vez para a escola - o primeiro e segundo dia foram mais difíceis pq ele não queria ficar sem mim, mas passado isso, ele logo se adaptou e esse entrosou.
Obg por suas palavras, sempre tão confortantes e lindas, viu?
Bjinhos pra vc e abençoada noite!
A minha preocupação é sempre em relação a professora, será que ela vai ter paciência?
ResponderExcluirSó tive problema em relação a isso um ano e troquei ele de escola.
Observa o comportamento dele quando entrar na escola depois da primeira semana, se ele sair correndo sem sequer lembrar de te dar um beijinho é porque esta tudo ótimo.
Se ele parar na porta, ir andando devagar olhando para trás é bom conversar com outras mães e a professora, no caso do meu filho ele nunca contava o que acontecia na sala.
Não se preocupe ele vai se adaptar logo e vai adorar a escolinha, estou te contando esse caso que ocorreu, só para você observar, não para se preocupar, normalmente as crianças nessa idade amam a escolinha e se apaixonam pela professora.
Vai dar tudo certo, fique tranquila. Beijos Karin !
Karin meu anjo,
ResponderExcluirDepois de mais de um mês estou voltando a blogosfera..
tanta coisa aconteceu!
Minha vó faleceu, estou com um problema na cervical.
Mas enfim... a vida continua não é mesmo!
Saudades de você e seu cantinho!
Muito bacana suas ideias... não tenho filho, mas com certeza vai ajudar bastante na rotina de quem tem.
Beeijos
www.cantinhodacarii.com
Olha apesar de não ter filhos ainda, eu acho que é uma fase importante pata a criança claro que tudo que é novidade assusta mas aos poucos vai tudo dando certo e com o tempo eles acabam adorando nê.
ResponderExcluirBjs
blogperfumedepitanga.blogspot.com/