E para vocês, comadres, qual é o significado de "Casa Arrumada"? + 2 NOVIDADES no blog!!!


Minhas queridas comadres, boa noite!
Tudo bem por aí?
Vejam o que trouxe para tornar a nossa noite ainda mais agradável e relaxante: um delicioso chá!
Aqui em casa, ele me acompanha à noite, assim como o cafezinho me faz companhia de manhã e à tarde.
Estão servidas?

O final de semana vem chegando e o Gabriel cumprindo sua primeira semana de volta às aulas.
Confesso que me preocupei se ele retornaria animado, se não choraria, enfim... mas, que nada, precisam ver que gracinha a alegria e entusiasmo dele!
E como alegria de filho é alegria de mãe também, imaginem como fiquei! :D


E antes de irmos para a postagem de hoje, gostaria de compartilhar com vocês duas das NOVIDADES que o Meu Doce Lar preparou para vocês: Enquetes Mensais (na sidebar, lateral. Já está lançada a primeira; vejam, votem! Vou amar poder contar com a opinião de vocês!)e a nova tag Bastidores do MDL!
Para vocês entenderem melhor, sabem estes posts que vemos pelos blogs onde as blogueiras postam imagens de como foi a semana?
Achando a ideia super bacana, pois gosto muito de compartilhar minha vida, me dia-a-dia com vocês, resolvi me inspirar.
Pois bem, e basicamente é isso - postarei quinzenalmente, aos sábados (intercalando com o MDL Entrevista), fotos mais comentários sobre elas de como foi minha semana.
O que acham da ideia? Aprovam, comadres?

Preparei para hoje uma poesia do mineiro Carlos Drummond de Andrade que nos diz muito do que é se ter uma verdadeira "casa arrumada".
Então, que busquemos sempre o equilíbrio entre o zelar/cuidar de nossos lares para que, também, tenhamos tempo de curtir nossa família, sair para ver o sol, bater um papinho, enfim...

Casa Arrumada
(Carlos Drummond de Andrade)
 
Casa arrumada é assim:
Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz.
Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.
Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas...
Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo: Aqui tem vida...
Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.
Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.
Sofá sem mancha?
Tapete sem fio puxado?
Mesa sem marca de copo?
Tá na cara que é casa sem festa.
E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.
Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,
passaporte e vela de aniversário, tudo junto...
Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.
A que está sempre pronta pros amigos, filhos...
Netos, pros vizinhos...
E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia. Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.
 Arrume a sua casa todos os dias...
Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...
E reconhecer nela o seu lugar.
Espero que tenham apreciado e, mais, que possam refletir qual é o real (e saudável!) significado de uma "casa arrumada" para vocês!
 
Bem vindo, agosto!
Bjs no coração!
Que Deus abençoe e proteja cada uma de vocês, suas famílias, seus lares...
 
 "Espera no Senhor, anima-te, e Ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor." (Sl27.14)

* Para sugestões para postagens, esclarecimentos e etc, Meu Doce Lar está à disposição no meudocelarbykarinfilgueira@yahoo.com.br


Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira
Vocês encontram  Meu Doce Lar nas redes sociais também!!!
Fanpage - Pinterest - Twitter 


10 comentários:

  1. Uma delícia, como toda prosa que você faz, bj.

    Meire Brentan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meire, querida, olá!
      Tão bom ouvir isso... Deus abençoe, viu!

      Bjs, tenha uma abençoada semana e apareça sempre para um cafezinho, tá?

      Excluir
  2. Oi Karin minha flor
    Casa arrumada, chazinho e muitas novidades. è convite irresistível. Não dá pra recusar amada. Gostei das novidades. Perfeito
    Beijos amada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha Gracita de amiga! ;-)
      Ebaaaaaaaaaaaaaaaaaa... fico feliz que gostou, amada!
      Mto msm!!!

      Bjs no coração e abençoada semana!

      Excluir
  3. Oi, Karin!
    Percebo que as mães sentem mais falta dos filhos em casa, do que as crianças sentem de casa quando estão na escola :)
    Tentei clicar na enquete para votar, mas ela está inclicável para mim.
    Vai ser bacana você postar sobre o seu dia a dia durante a semana em um dia dedicado especificamente para esse fim, apesar de que naturalmente o faz durante a semana. Na blogosfera tudo evolui à partir de uma ideia original - começou quando o blogue "Botõezinhos" fazia a postagem "Pequenas Felicidades" e haviam muitos participantes. Infelizmente o blogue parou e como a ideia era boa, porque não dar continuidade? Ultimamente não tenho participado muito de blogagens, pois quase não tenho tido tempo para atualizar o "Luz" e como posto aleatoriamente, não conseguiria fazer um histórico de atividades que cumpri para postar no blogue. Você sabe mais ou menos a minha rotina, já pensou que loucura?
    Carlos Drummond sabia ser feliz! A minha mãe também sabia... Ela arrumava a casa apenas uma vez no dia, nos dava obrigações com nossas coisas e o que viesse, como um sofá bagunçado, louça para guardar... e se estávamos cansados, era deixado para a hora em que estivéssemos dispostos. Atualmente vejo pais hiper organizados que reclamam da bagunça dos filhos, mas também... eles não esperam que o pimpolho se sinta incomodado, vão arrumando, limpando... a criança não tem estímulo, não aprende... Mandar guardar os brinquedos e depois de uma hora a criança ainda não o fez, não vale a mãe fazer; é bloquear a diversão, até que a obrigação tenha sido cumprida.
    Sou bastante organizada, mas no final de semana... citando mais uma vez a minha mãe "Eu vou embora e a casa fica".
    Bom fim de semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha Luma querida!
      Como vai seu domingão?
      Vdd, tenho que concordar com vc - mãe é tudo igual; só muda de endereço! rs
      Já ouvi falar do Botõezinhos. Qdo cheguei à Blogosfera, infelizmente, ele já não existia... :-(
      Pois é, acho msm que vou ter que destinar um dia da semana pra postagem do meu cotidiano, pois percebi que vcs gostaram - o que me deixou tremendamente feliz!
      Ah, e sabe, estou com mtas ideias aqui...
      E é uma pena que esteja tão sem tempo, amada, pq quem não a quer presente em suas blogagens???
      E depois, suas contribuições sempre enriquecem a Blogosfera, viu!
      Pois é, acho que o viver o prazer de um lar é desfrutar de vida, realmente, dentro dele e isso quer dizer que veremos coisas espalhadas, um carrinho sobre a nossa mesa da cozinha, enfim... isso tudo é bem íntimo pra mim, rs, e prazeroso!
      Organizar é preciso, mas é preciso tbm um equilíbrio para que esse organizar não prive nossos filhos e à nós msms de vivermos, não é?

      Vc é maravilhosa!
      Bjs e fica com Deus!
      Até amanhã, querida!

      Excluir
  4. Oi Karin, tudo bem comadre querida?
    Esse texto de Drummond é bom demais. O trecho que mais gosto é: "Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda. / A que está sempre pronta pros amigos, filhos... / Netos, pros vizinhos..."

    Gosto de deixar a casa a bem arrumada e limpa, me faz bem isso. É um cuidado para minha família. Mas, alguns vestígios de que mora gente de verdade ali são ok de deixarmos espalhados. Como a caminha e os brinquedos do meu gatinho. Mas, o que acho que faz uma casa mais gostosa é um cheio de bolo saindo do forno ou te um cafezinho fresco.

    Beijos da Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, minha flor, olá!
      Puxa, como pensamos igual!
      Inclusive sobre o "cheiro de bolo saindo do forno ou te um cafezinho fresco".
      Imbatível!
      É um prazer e uma sensação de conforto que nem podemos explicar, não é vdd?
      Ah, aguarde tbm que vem brinquedos espalhados por aí, viu? rs

      Bjs no coração!
      Deus abençoe vc e sua barriguinha de neném linda!


      Excluir
  5. eu aprovo comadre, vai ser mto bom! ahhh vou ter q esperar a próxima enquete neh... :\
    eu ja tinha visto esse poema, as vezes quero lembrar mas não lembrava de quem era e agora bati com ele de novo... eu gosto demais.... ja até parafraseei lá no blog várias vezes....
    combina com um q li outro dia q tbm não lembro quem escreveu rsrs, mas me marcou a parte que falava travesseiro na sala e no final dizia: essa caa tem criança hahaha
    é amiga, eu acho q serviço em casa tem td dia, mas tem q aproveitar a família e a própria casa neh! Tem q ter espaço pra depois de fazer aquela faxina de horas na cozinha, bagunçar tudo em minutos pra fazer algo gostoso pra família e amigos. Organização é essencial mas não podemos ficar neura neh... tah marcado pra sair o meu post sobre o resultado do projeto 5s na minha vida... mas já adianto pra vc, dps q comecei, sobra mais tempo pra "viver" e não ficar doida com tanta coisa pra arrumar e limpar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!
      Aprova? Então pra mim está perfeito! ;-)
      É um poema lindo, real e mto inspirador, né?
      Hummm... acho que já li esse poema do qual está falando em algum lugar msm, viu...
      Ah, aqui em casa tbm tem travesseiro na sala! kkkkkkkkkk...
      E, nossa, não tem jeito: cozinha consome msm horas de faxina - mas é o coração da casa, né, que delícia!
      Será que já saiu?
      Vou lá conferir. Lembro qdo começou!

      Bjs e fica com Deus!

      Excluir

Olá, comadres, gostaram do post?
Comentem; fiquem a vontade!
Ficarei muito feliz!!!

Bjs!
Deus abençoe!
Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira

Direitos Autorais

As imagens aqui postadas são próprias ou coletadas pela internet. Tendo conhecimentos autorais, credito. Caso você conheça o autor de determinada imagem que não esteja creditada, agradeço se me informar, pois terei o maior prazer de dar os devidos créditos. Obrigado.
"A mulher sábia edifica a sua casa." (Pv14.1)

Arquivos

Categorias