Na Cozinha do MDL: "Arroz de Panela de Pressão" - minha resolução!

Meu Doce Lar

Minhas queridas comadres, boa noite!
Dias ensolarados e noites frias por aqui... e por aí?
Agasalho o Gabriel bem agasalhadinho para ir para a escolinha, porque bem cedinho, quando a van vem buscá-lo, o sol está começando a sorrir, só que, claro, ainda não aqueceu o dia o suficiente.
Após o almoço, lá vem meu filhote todo feliz e só com a camisetinha do uniforme - o dia já está quente, com sol brilhante que só!
Quando o sol vai se pondo, o friozinho vai chegando... tem sido assim por aqui!

Comadres, quem já fez arroz na panela de pressão, levanta a mão! Kkkkkkkkkkkk... rimou!
Aqui, bem no início do ano, compartilhei como faço o arroz, aqui em casa. Aliás, aderi à panela elétrica pela praticidade e tal, mas tive que voltar à minha maneira anterior porque ela estragou - ainda quero comprar outra, viu!
Então, dia desses, a tia Cida, tia do meu marido, disse que estava fazendo arroz de panela de pressão e gostando.
E eu, que gosto de testar novidades, corri para fazer o meu.
Vamos aos resultados??? ;-)


Meu Doce Lar
* aqui, ele já cozido na panela de pressão. Fazemos assim: lavamos os grãos e deixamos escorrer. Na panela de pressão, adicionamos o tempero que costumamos utilizar + o óleo para dar uma fritadinha. jogamos o arroz e refogamos. Adicionamos água fervendo até cobri-lo. Tampamos e quando pegar a pressão, baixamos o fogo e contamos 5min. Daí, desligamos o fogo e aguardamos a pressão sair naturalmente, sem destampar a panela. *

Meu Doce Lar
* quando parar de subir a fumaça em excesso, podemos soltá-lo com um garfo. O resultado é aquele da primeira foto, no início da postagem. Fica cozido e bem soltinho. *

Meu Doce Lar
* aqui, arroz feito na panela tradicional. Fotografei o arroz feito numa panela e outra para mostrar a diferença para vocês: para ambas as panelas, utilizei 3 medidas de arroz. Na panela de pressão, o rendimento é praticamente zero - isso porque por conta de ser feito na pressão, ele cozinha super rápido e tal, mas não tem tempo de "desenvolver". Daí, não rende.
Na panela tradicional, o rendimento dele é 100%!
Na panela de pressão, ganhamos pela rapidez/praticidade/economia de gás.
Na panela tradicional, ganhamos pelo rendimento.
Eu, particularmente, optei por manter a maneira tradicional de preparo, porque nela até gastamos mais gás do que na primeira opção, mas se formos calcular o quanto economizamos em arroz, talvez realmente compense ficar no convencional mesmo, viu! *

Comadres, e qual é a opinião de vocês com relação ao arroz de panela de pressão?

Uma maravilhosa noite de quarta-feira para todas!
Deus abençoe vocês, seus lares, família, projetos...

"Nós amamos porque [Deus] nos amou primeiro" (1Jo4.19)

* Para sugestões para postagens, esclarecimentos e etc, Meu Doce Lar está à disposição no meudocelarbykarinfilgueira@yahoo.com.br *

Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira
Vocês encontram  Meu Doce Lar nas redes sociais também!!!

9 comentários:

  1. Oiii...
    Que interessante, nunca tinha visto!
    Achei interessante voce comparar as 2 formas de cozimento e a qualidade, mas confesso que fiquei curiosa para saber se o sabor também modifica na pressão, o que voce achou?!
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josye, querida, bom dia!
      Bem lembrado; me esqueci de comentar - vou incluir no post de hj, obg!
      Qto ao sabor, o mesmo! Não vi diferença nenhuma, não, viu.

      Abençoada quinta-feira pra vc!
      Bjs!

      Excluir
  2. Karin eu cozinho na panela normal deixo esfriando umas meia hora e coloco novamente para cozinhar com mais um pouco de agua,fica bom viu.Meu pequeno tambem se chama Gabriel tem dois anos é bem esperto.bjjooss...silvia cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sílvia, querida, estou tão feliz por estar aqui comigo novamente - venha sempre, viu! :-)
      Puxa, que jeitinho diferente... e eu que gosto de novidades, vou tentar e depois posto, ok?
      Obg pela contribuição!
      Vc tbm tem um anjo Gabriel? Que benção, comadre!
      Ele, então, é um pouquinho mais novo que o meu - meu Gabriel completa 2 anos e 9 meses dia 22/08.

      Tenha um abençoado dia, minha linda!
      Bjs!!!

      Excluir
  3. Bom dia doce comadre,
    Aqui estamos com um frio tremendo, e muita garoa, o clima em São Paulo esta muito instável, veja você que na terça-feira estava um calor de 28 graus e amanhecemos na quarta com muita garoa e frio de 15 graus, isso só tem acarretado muitos problemas de alergias, o clima não se fixa nem no frio e nem no calor, o corpo sente e padece com essas mudanças bruscas.
    Comadre querida, nunca fiz arroz na panela de pressão, já estou acostumada com a maneira habitual, acho também muito prática. Sabe como é né, cozinha não é meu forte, faço minha comidinha com muito amor, mas se pudesse teria uma cozinheira. Amo fazer todo serviço de casa, mas quando chega a hora do fogão, não aprecio, mas adoro comer uma comidinha bem feita,rsrsrsrsrs.
    Deixo meu carinho e um abraço bem apertado de ♥ pra ♥
    Deus te abençoe
    Marilene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marilene, querida!
      Nem me fale em instabilidade..~.
      Essa noite tivemos uma noite super fria!
      Hj amanheceu friozinho, foi esquentando, e agora são 13:46hs e o sol está de lascar!
      Impossível a saúde não sentir, não é msm?
      O mais importante, minha doce comadre, é que o que vc faz, faz com amor - isso é que vale, viu! ;-)

      Bjão pra vc e uma tarde abençoada!

      Excluir
  4. Oi Karin tudo bem?
    Aqui esta muito frio, o sol não quis sair por aqui hoje, rsrs
    Sabe que nunca fiz arroz na panela de pressão, e faz muito tempo que não faço na panela tradicional, pois viciei na panela elétrica, rsrs não fico sem, amo a praticidade e fica ótimo!!
    Bjão amiga e tenha um ótimo fim de semana abençoado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo, querida, e vc? :-)
      Por aqui, um tempo instável daqueles!!!
      Ainda quero comprar novamente uma panela elétrica pra mim, viu!
      A minha me ajudava tanto!

      Bjão, linda!
      Fica com Deus!

      Excluir
  5. Oi Karin, eu nunca fiz arroz na pressão, mas achei legal a dica para um dia de sufoco e pressa, embora ache que pela sua explicação não é mais econômico mesmo fazer todos os dias na pressão por render menos, apesar de gastar menos gás...enfim, acho que o convencional ficaria mais em conta mesmo!
    Mas adorei a dica, anotadíssima para ser utilizada em um dia de pressa!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Olá, comadres, gostaram do post?
Comentem; fiquem a vontade!
Ficarei muito feliz!!!

Bjs!
Deus abençoe!
Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira

Direitos Autorais

As imagens aqui postadas são próprias ou coletadas pela internet. Tendo conhecimentos autorais, credito. Caso você conheça o autor de determinada imagem que não esteja creditada, agradeço se me informar, pois terei o maior prazer de dar os devidos créditos. Obrigado.
"A mulher sábia edifica a sua casa." (Pv14.1)

Arquivos

Categorias