Comadre-Colaboradora do Mês: "Organização em Planilhas", by Daniela Zanatto, do blog "Mamãe Aprendiz"


Olá queridas comadres! 
Recebi um convite muito delicado da queridíssima Karin para participar desse cantinho que amo!!! 
Então, eis-me aqui como a Comadre-Colaboradora do Mês, com muuuuuita alegria!!!
Vou falar sobre a nossa organização!
Quantas vezes nós terminamos o dia achando que 24 horas é muito pouco para tudo o que temos a fazer? Pois é... acho que todas pensamos isso em algum momento... mas eu tenho uma dica para facilitar e amenizar essa falta de tempo que todas nós vivemos: a organização!

Como assim? Olha como funciona: Quando nos organizamos e definimos o que faremos com o (pouco) tempo que temos, passamos a perder menos tempo, e a focar no que realmente é necessário, aproveitando melhor esse tempo.

Eu trabalho como Secretária Executiva e coordeno o departamento de Atendimento e Apoio de uma grande empresa. Durante a minha semana, eu tenho muitas reuniões e muito trabalho para fazer. Alguns são urgentes, e tenho que parar tudo pra resolver. Outros, me dão um prazo maior, mas tenho que manter o foco, para não sair ao final do dia deixando coisas sem fazer. Para dar conta de tudo, eu me organizo, definindo uma lista do que tenho a fazer a cada dia da semana: toda segunda eu faço determinada coisa, toda terça outro tipo de trabalho e assim por diante. E vou intercalando as “urgencias” que surgem nessa agenda. Entretanto, na vida pessoal eu não era nada organizada.
Ao chegar em casa do trabalho, sempre priorizo estar com as crianças, dar janta, mamadeira, banho, brincar um pouquinho e ficar com eles até que durmam. Eles dormem cedo. Depois das 21h ou 21:30h, com eles dormindo, eu vou fazer tudo o que preciso, mas são tantas coisas que eu ia dormir toda noite sentindo que não tinha feito nada do que precisava. Até que resolvi começar a me organizar em casa, da mesma forma que me organizo no trabalho.

Criei uma planilha, simples, com os dias da semana, o tempo que eu tinha disponível a cada dia, e o que eu queria fazer nesse tempo. Resultou que tenho uma agenda todas as noites ao chegar em casa, e foco no que preciso fazer. Não precisa ser nada muito elaborado. É só dividir uma folha em branco em colunas, representando os dias da semana, e em linhas, representando os horários que você tem. E vai preenchendo essas linhas com o que precisa ser feito, como por exemplo: trocar as roupas de cama e colocar roupas brancas de molho na máquina toda segunda feira.
O seu dia pode ser dividido em manhã/tarde/noite ou em horas e você vai colocando a cada hora o que quer fazer.

DiasSegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábadoDomingo
Manhã
Tarde
Noite
- Trocar roupas de cama
- Molho roupas brancas
...
...

 Não quer dizer que não possa sair do cronograma. 
Sempre surgirão imprevistos ou urgências que nos tiram da agenda, mas mesmo assim, fazer uma programação otimiza o uso do tempo.  
Aliás, uma planilha dessas com o cardápio da semana facilita as compras e você não perde tempo decidindo o que vai cozinhar a cada refeição.
Essa é minha dica para as comadres como Comadre-Colaboradora do Mês: organizar-se para não perder o foco, utilizar bem o tempo para aproveitar melhor com o que mais importa: a nossa família!
Quero agradecer a sempre querida receptividade dessa comadre linda que é a Karin!
Um beijo a todas as comadres e um muito obrigada a Karin!

Daniela Zanatto

5 comentários:

  1. Oi, Daniela!

    Amo as dicas sobre organização. Eu sou meio "voadora" e sempre procuro me atualizar nesse "mundo da organização". Antigamente, não sabia sequer usar uma simples agenda. Hoje, por causa do meu tempo limitado para tudo o que tenho de fazer durante o dia, tenho que ter um controle maior com as atividades do dia-a-dia, e no trabalho utilizo sempre uma agenda para anotar as urgências e ir colocando tudo em ordem. Nem sempre funciona 100%, mas uma boa parte do dia de trabalho eu consigo dar conta assim, no lápis. Também me abituei a fazer uma planilha com gastos, pagamentos, etc... para ficar dentro de um orçamento aceitável. É sempre muito bom passar e ler um pouco mais sobre o assunto para ir melhorando aos poucos. Um dia, eu chego lá!

    Obrigada pelo seu post! Foi ótimo!
    Abraços,
    Drica.

    ResponderExcluir
  2. Saudades deste doce lar, Karin amore.. como estas?! Sei que ando sumida, mas tava atarefada com a faculdade e o trabalho. Agora tô de férias da faculdade e folgou mais o tempo..
    Passa lá no cantinho pra me contar as novidades e saber como tá você e sua familia.
    Sobre o post, muito bacana a colaboradora e a ideia dela é fantástica.
    Vou tentar adaptar aqui pra ver se consigo mais tempo livre.
    Beijos e uma ótima noite.
    www.cantinhodacarii.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha flor, acho que esse post chegou em boa hora pra vc, hein? ;-)
      Eu e a Dani ficamos felizes em poder ajuda-la, viu?
      Estou indo lá bater um papinho com vc e matar as saudades - tão bom te ver! <3

      Bjs, fica com Deus!

      Excluir
  3. Olá Daniela e Karin,

    Adorei as dicas, já faço uso de uma agenda para me organizar e também costumo decidir semanalmente o que teremos no cardápio, ajuda bastante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Organização é imprescindível no nosso dia-a-dia, né, minha linda?
      Façamos sempre assim!

      Bjinhos e fica com Deus!

      Excluir

Olá, comadres, gostaram do post?
Comentem; fiquem a vontade!
Ficarei muito feliz!!!

Bjs!
Deus abençoe!
Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira

Direitos Autorais

As imagens aqui postadas são próprias ou coletadas pela internet. Tendo conhecimentos autorais, credito. Caso você conheça o autor de determinada imagem que não esteja creditada, agradeço se me informar, pois terei o maior prazer de dar os devidos créditos. Obrigado.
"A mulher sábia edifica a sua casa." (Pv14.1)

Arquivos

Categorias