Vamos conhecer uma TROCA DE CARTAS entre: uma MAMÃE QUE TRABALHA FORA e uma MAMÃE EM TEMPO INTEGRAL?!

Meu Doce Lar

Boa noite, minhas queridas comadres!
Passeando pelo Pinterest, colhi essas flores e trouxe nesta xícara - são pra vocês! :-)
Como vocês estão?
Por aqui, ando na correria de sempre e tentando melhorar a cada dia, muito embora hoje seja um dia muito difícil pra mim: hoje faz um mês que meu irmão se foi...
Mas como é um assunto que me trás tanta dor, tanta, tanta, aqui estou eu tentando não me estender.

Portanto, minhas flores, vamos ao post de hoje?


É um texto que trago lá do Diário de uma Amadora, da nossa tão querida Débora Werneck.

"Saudades de você, minha linda! Como vai? E o Nícolas? Cada dia mais fofo? Obrigada por permitir que eu trouxesse o texto aqui para o MDL, tá? Bjs e que Deus muito os abençoe!"

Eu sou, como vocês sabem, uma mãe em tempo integral, mas que também trabalha. Em casa. Seja cuidando do meu lar, seja produzindo artesanato - aos pouquinhos estou retomando minhas peças, comadres! :-)
E louvo à Deus todos os dias por essa oportunidade!
Quando me casei, estava afastada do trabalho por conta de uma depressão que me devastou por dentro. Aliás, o artesanato entrou na minha vida por terapia, como para muitas e muitas pessoas. Mas... isso é assunto para outro post, ok, minhas comadres?

Existe, infelizmente, um preconceito muito grande envolvendo esse assunto: mães que trabalham fora e mães em tempo integral. Mas eu penso que a missão "ser mãe" é tão grandiosa que deveria transpor toda e qualquer crítica!
Vocês não concordam comigo?!

Ah, o texto é longo mas separe um tempinho e mergulhe na leitura - vale super a pena, viu!

CARTA DE UMA MÃE EM TEMPO INTEGRAL PARA UMA MÃE QUE TRABALHA FORA 
"Cara Mãe que trabalha fora,

Eu sei que, às vezes, você é julgada por deixar seus filhos aos cuidados de outras pessoas para trabalhar. Algumas pessoas até sugerem que você não ama os seus filhos, tanto quanto nós, mães em tempo integral, e que é melhor para as crianças a ficar em casa com suas mães.

Como podem dizer isso a você? Eu sei que você ama os seus filhos, tanto quanto qualquer outra mãe. Eu sei que vou voltar ao trabalho não foi uma decisão fácil. Você pesou os prós e os contras, muito antes de conceber um bebê. Esta sempre foi uma das decisões mais importantes de sua vida.

Eu vejo você em todos os lugares. Você é a médica que eu levo os meus filhos quando estão doentes. Você é a alergologista do meu filho, aquela que diagnosticou a sua alergia ao amendoim. Você é a fisioterapeuta que cuidou do meu marido. Você é a contadora que faz nossas declarações fiscais. A professora da escola primária do meu filho. A diretora do nosso centro de acolhimento de crianças. Professora de ginástica da minha filha. A corretora imobiliária que vendeu a nossa casa. Que tipo de mundo teríamos se você não estivesse lá por nós? Se você tivesse sucumbido às pressões daqueles que insistiam que o lugar de uma mãe é em casa?

Eu sei que você leva em consideração a sua família em todas as propostas de trabalhos. Eu sei que você acorda uma hora antes que todo mundo, pois só assim você pode fazer algum exercício ou ter algum tempo de silêncio. Eu sei que você já participou de reuniões após ficar acordada a noite toda com o seu bebê. Eu sei que quando você chega em casa à noite, o "segundo turno", começa. Os críticos não entendem que você cuida da sua família e mantém um emprego. Você chega em casa, faz o jantar, dábanho nos seus filhos e lê histórias para eles. Você os enche de beijos de boa noite. Você paga as contas, faz as compras de supermercado, lava a roupa, os pratos, assim como qualquer outra mãe faz.
Eu sei que, muitas vezes, você se sente culpada por passar tanto tempo longe de seus filhos e sacrifica o seu tempo livre. Eu sei que você não pode tirar um "dia de folga" enquanto seus filhos estão na creche. Eu sei que você passou a aceitar que o trabalho é o seu "tempo livre" agora. Eu sei que quando você está no trabalho que você não desperdiça um único minuto. Eu sei que você almoça em sua mesa, não sair para tomar um café e é totalmente dedicada e concentrada em seu trabalho. Afinal você decidiu estar lá depois de tudo. Você quer estar lá.

Eu sei como você é exigente com relação a quem está cuidando de seus filhos, e que esse cuidado é confiável. Eu sei que você só deixar seus filhos em um lugar onde você tem certeza de que eles serão amados e bem cuidados. Eu sei que você passar muitos dias cuidando de seus filhos em casa quando estão doentes, e sei que sacrifica a sua remuneração. Eu sei que, secretamente, você gosta destes dias, e se realiza por estar com seus filhos.

Eu sei que, às vezes, você se sente culpada por não estar lá o tempo todo. Mas mãe que trabalha fora, eu sei disso. Você está dando um exemplo maravilhoso para os seus filhos. Você está mostrando a eles que uma mulher pode ter uma carreira, contribuir de alguma forma fora de casa, e ainda ser uma mãe amorosa. Você está mostrando para as suas filhas que eles podem fazer o que quiserem de suas vidas. Você está mostrando força, resistência, dedicação, persistência e você está fazendo isso com muita alegria e amor.

Eu apenas queria que você soubesse que eu entendo. Porque nós duas somos mães.
Saudações das trincheiras,
Mãe em tempo integral."


CARTA DE UMA MÃE QUE TRABALHA FORA PARA UMA MÃE EM TEMPO INTEGRAL
"Cara Mãe em tempo integral,


Algumas pessoas têm questionado o que você faz em casa o dia todo. Eu sei o que você faz. Eu sei porque eu sou uma mãe e por um tempo eu fiz isso também.

Eu sei que você faz o trabalho não remunerado, muitas vezes o trabalho ingrato, que começa no momento em que você acorda e nem termina quando você vai dormir. Eu sei que você trabalha aos fins de semana e durante a noite,
sem
que consiga identificar com clareza quando acaba o seu dia ou quando chega o final de semana. Eu sei que as recompensas existem, mas nem sempre são muitas.

Eu sei que raramente você consegue tomar uma xícara de café ou chá. Eu sei que sua atenção está sempre dividida e que quase sempre começa uma nova tarefa antes de, sequer, ter terminado a outra. Eu sei que você, provavelmente, não consegue um tempo para descansar, mesmo estando em casa, a menos que você tem um filho único que ainda tire alguns cochilos durante o dia.

Eu sei dos seus desafios diários, geralmente sem o apoio do seu marido. As birras, os acidentes do desfralde, as batalhas na hora da comida, a comida no chão, o giz de cera na parede, a rivalidade entre irmãos, o bebê que parece nunca parar de chorar. Eu sei como o trabalho parece incessante, como um ciclo sem fim - você compra alimentos, prepara, cozinha, tenta dar para seus filhos, limpa o chão, lava os pratos e repete isso de três em três horas.

Eu sei que você fantasia ter uma hora a si mesma para comer em paz, ou tirar um cochilo à tarde. Eu sei que às vezes você se me pergunta se tudo vale a pena e sente inveja de suas amigas que tem pausas para um café no meio do expediente. Eu sei que, às vezes, quando seu marido chega em casa à noite, após um dia de trabalho e quer colocar os pés para cima justo quando você precisa de um alívio e isso te dá vontade de chorar.
Eu sei que você é incompreendida por muitos que não entendem as dificuldades de cuidar dos filhos pequenos sozinha, o dia todo, e se referem a você como alguém que está curtindo a vida. Eles imaginam que você passa o seu dia tomando café enquanto seus filhos brincam em silêncio. Eu sei que você perdeu a sua independência financeira. Eu sei que você acha engraçado e, às vezes, irritante quando alguém fala "graças a Deus, hoje já é sexta-feira!". Porque, para você, todo dia é a mesma coisa - não há sexta-feira, nem pausa alguma em seu trabalho. Eu sei que muitas pessoas não entendem que você trabalha - você simplesmente trabalha, mas não é remunerado e é em casa.

Mãe em tempo integral, eu não sei como você consegue fazer tudo isso. Eu admiro a sua paciência infinita, a sua capacidade para enfrentar cada dia com um sorriso e levar alegria para a vida de seus filhos, mesmo quando eles te desafiam. Admiro sua dedicação em ser uma presença constante na vida de seus filhos, mesmo que nem sempre seja uma tarefa fácil. Admiro a maneira como você trabalha sem esperar qualquer recompensa - sem promoções, sem fama, sem salário. Eu sei que você quer que seus filhos se sintam importantes e amados, e mãe em tempo integral, isso é o que você faz de melhor.

Eu apenas queria que você soubesse que eu entendo. Nós duas somos mães. E eu sei.
Saudações das trincheiras,
Mãe que trabalha fora."

* * * * * 

Bjs no coração de cada uma e até sexta, se Deus quiser!
E que Ele muuuito as abençoe!


"Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei."(Gl5.22-23)

* * * * * 
Meu Doce LarVamos investir na nossa saúde e na saúde da nossa família, comadres???
A Natue nos ajuda!
Cliquem AQUI e encontrem produtos saudáveis, saborosos e a preços que vocês não vão acreditar!
* * * * * 

Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira
Vocês encontram  MDL nas redes sociais também!!!

13 comentários:

  1. oi Bom dia tudo bem e com vc,Meus pais voltaram para São Paulo não acostumaram aqui no interior,agora estão morando com minha irmã,quanta a receita do molho barbecue eu usei o comprado pronto mas estou colocando aqui a receita do Edu Guedes bjs.
    Molho barbecue
    Rendimento:
    4 pessoas Tempo:
    20 minutos
    4 colheres (sopa) de azeite de oliva
    ½ cebola ralada
    ½ xícara (chá) de molho de tomate
    ½ xícara (chá) de catchup
    Sal a gosto
    Pimenta-do-reino a gosto
    Suco de ½ limão
    1 colher (sobremesa) de vinagre
    1 colher (sopa) de molho inglês
    1 colher (sopa) de mostarda
    3 colheres (sopa) de mel
    Modo de Preparo:
    Aqueça o azeite em uma panela e refogue a cebola.
    Acrescente o molho de tomate, o catchup, o sal, a pimenta-do-reino e deixe apurar por 5 minutos no fogo baixo.
    Em seguida, acrescente o suco de limão, o vinagre, o molho inglês, a mostarda, misture e deixe no fogo baixo por mais 5 minutos.
    Por fim, acrescente o mel e misture até que fique homogêneo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida, a adaptação de cidades grdes para o interior é realmente mto difícil, mas experiências são sempre enriquecedoras, né?
      Suuuuper obg pela receita, minha querida! Amei!
      Bjs e fica com Deus!

      Excluir
  2. Me emocionei com as cartas pq já estive dos dois lados, escolhi o último com a caçula, e sem marido pois sou divorciada, as cobranças, os olhares atravessados, como se ficar em casa cuidando dos filhos não fosse digno, abrimos mão de tanta coisa principalmente financeira para participar intensivamente da criação dos filhos e muitas vezes somos chamadas de acomodadas ou preguiçosas, essas cartas foram balsamos na alma
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina, querida-nova-comadre, seja mto bem vinda ao MDL! :-)
      Vc disse tudo. Sinto isso na pele. Acho tão triste e desumano, até.
      O que me estimula a prosseguir nesta opção de ser mãe em tempo integral?
      Cada palavrinha e gesto o meu filho, que declaram claramente o qto ele é feliz por me ter o máximo de tempo possível ao lado dele!
      Isso não tem preço!
      Obg por estar aqui e por compartilhar sua história.
      Um grde bj e que Deus abençoe vc e sua família!

      Excluir
  3. Eu não critico quem trabalha fora, é muito bom trabalhar , eu optei por ficar com elas,
    levar á escola , dentista e tudo mais , dá para curtir mais as crias com certeza , mas muitas vezes tive vontade de voltar trabalhar ,o que não é descartado quando estiverem grandes .
    Sei como é sua dor , comadre ,Deus console seu coração, desculpe se não venho com
    frequencia ao seu cantinho , estou priorozando muitas coisas que blogar estava me
    tomando tempo, como minhas filhas , elas crescem e aí já era.
    beijinhos

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, minha flor, é sempre tão especial recebe-la aqui!
      Não se preocupe, pois sei bem o qto temos que nos desdobrar e o qto blogar nos consome tempo.
      Portanto, esteja certa de que compreendo e que o MDL estará sempre aqui a espera-la, viu? ;-)
      Obg por compartilhar conosco e, em especial, por suas palavras de carinho e consolo. Vc é uma benção!
      Bjs e que Deus a retribua em bênçãos sem medidas!

      Excluir
  4. Oi amiga!
    Saudades...
    Que linda essas cartas!!! Emocionante :)
    Tem concurso lá no blog... e gostaria muito de ver sua casinha linda participando e inspirando a todos!!!
    Beijão!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha linda amiga, que alegria recebê-la! Sempre!
      Saudades tbm!
      Toca profundamente, não é msm?
      Vou correndo lá conferir!!!
      Ebaaaaaaaaaa...
      Bjinhos no coração e que Deus mto a abençoe!

      Excluir
  5. Nossa amiga, li com lágrimas nos olhos... Fiquei mt emocionada, pelos dois lados.
    Eu parei de trabalhar fora, e me sinto exatamente assim, hj minha menina não é mais um bb, mas o preconceito está aí como vc mesma disse. Ah eu nem sei o que dizer, mas tenha certeza de que li tudo, achei lindo, palavras que me tocaram muito... :'(
    ansiedadefeminina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha querida!
      E é exatamente isso o que mais vale: mto mais que falar, sentir.
      Que bom que falou com vc, amiga!
      Fica com Deus e um super bj!

      Excluir
  6. que lindaaa declaração! adorei demais! sou amiga de anos de Déby Weneck... da facul!

    também trabalho em casa... e é exatamente desta forma que as coisas acontecem!

    querida, quando quiser dar uma passadinha no meu blog (sou nova nessa coisa de blog) "Mamãe linda, feliz e magra", será muito bem vinda...: http://mamaefelizlindaemagra.blogspot.com/

    Beijos! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja mto bem vinda ao MDL, Débora, querida!
      É mesmo? Amiga da facul da Débora?
      Que bacana se reencontrarem pela net, não é mesmo? :-)
      Estou mto feliz em recebê-la e visitarei seu cantinho com prazer, viu, obg pelo convite!
      Bjs!
      Deus te abençoe!!!

      Excluir
  7. oi comadre, olha eu aqui! Demorei mas cheguei rsrs
    essas coisas devem ser compartilhadas... gostei como direcionou o post! bjus

    ResponderExcluir

Olá, comadres, gostaram do post?
Comentem; fiquem a vontade!
Ficarei muito feliz!!!

Bjs!
Deus abençoe!
Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira

Direitos Autorais

As imagens aqui postadas são próprias ou coletadas pela internet. Tendo conhecimentos autorais, credito. Caso você conheça o autor de determinada imagem que não esteja creditada, agradeço se me informar, pois terei o maior prazer de dar os devidos créditos. Obrigado.
"A mulher sábia edifica a sua casa." (Pv14.1)

Arquivos

Categorias