MATCHA - Você já conhece???



Depois da água, o chá é a segunda bebida mais ingerida no mundo. Seu consumo teve início na China, há mais de cinco mil anos, e se difundiu pelo mundo tornando-se uma bebida apreciada em todas as nações.

Existem diversos tipos de chá, mas a nova sensação do momento é o Matcha, produzido a partir da erva Camelliasinensis, a mesma utilizada no chá verde, chá preto, banchá e oolong.




O Matcha é preparado com as folhas nobres do chá verde, que são cultivadas na sombra, fazendo com que as plantas aumentem a produção de clorofila para sobreviver. Por isso, o matcha possui uma concentração de antioxidantes cerca de 130 vezes maior que o chá verde comum. 

Depois, as folhas são colhidas manualmente e secas, para então serem moídas lentamente até se transformarem em um pó fino, que pode ser consumido com água quente (não fervida) e gelada ou utilizado em receitas como shakes, tortas e bolos.

Por seu alto poder antioxidante, o matcha ajuda a prevenir os danos causados pelos radicais livres ao organismo, responsáveis pelo envelhecimento celular e por diversas doenças, como o câncer e problemas cardiovasculares. 


O matcha também possui ação anti-inflamatória e é fonte de cafeína, que possui ação estimulante, mas também oferece boa quantidade de L-teanina, que possui ação relaxante, equilibrando os efeitos da cafeína no organismo.

Quando associado com a prática de exercícios e alimentação equilibrada, o matcha pode ser um bom aliado na perda de peso e queima de gordura. Por ter sabor mais suave que o chá verde, pode ser utilizado em diversas receitas, doces ou salgadas.

O ideal é limitar seu consumo em até 2 xícaras de chá ao dia. Já em receitas, pode ser adicionada 1 colher (chá) para cada 100g de farinha.

* texto elaborado por Carolina Favaron, nutricionista da Natue, e revisado por Michele Prado.

13 comentários:

  1. oi Karin não conhecia esse chá bjs Rosinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida, olá!
      Pois fico contente em apresenta-lo à vc! :D
      Experimenta e depois me conta, tá?

      Bjs e até mais!

      Excluir
  2. hum me interessei, amooo chá e se ajuda no emagrecimento estou dentro, vou procurar na net, bjs e obrigada pela dica
    http://meunovolarsil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana, seja bem vinda ao MDL! :D
      Que maravilha que pude ajuda-la!
      Combinado! E depois me conta, tá?

      Bjinhos e fica com Deus!

      Excluir
  3. Oi Karin, super interessante o cultivo destas folhas, adorei saber!
    Como você está? Mande notícias, beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juniiiiiiiiiiiii... oi!
      Um prato cheio pra vc que gosta de cultivar, não é mesmo? ;-)
      Estou melhor, minha linda, mto embora qdo bate aquela saudade a dor seja tão grande... :-(
      Mas Jesus é comigo e tem me dado forças para prosseguir, não é mesmo?

      Logo estarei te enviando notícias, ok?
      Super bj e fica com Deus!

      Excluir
  4. Oi Karin,
    Ainda não conheço e gosto de chá verde, vou procurar.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina, querida, sempre tão gostoso te receber! :D
      Pois não perca mais tempo, viu?
      Me conta depois!

      Bjs!
      Até mais!!!

      Excluir
  5. Oi Karin querida!
    Saudades!!!
    Amo chá verde, mas em sachê com sabor de laranja, limão ou pêssego!!
    Beijão!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Grazi! <3
      Saudades de vc também!
      Tão bom te ver por aqui!!!
      Chás também são sempre bem vindos aqui em casa. Os 3 sabores que vc citou, gosto demais também.
      Mas sugiro que vc experimente a sugestão de hj, especialmente, pelos benefícios que ele trás, viu?
      Depois me conta o que achou, combinado?

      Um bj e que Deus te abençoe!

      Excluir
  6. Oi Karin!
    Está tudo bem com vc querida?
    Eu não conheço esse chá, mas fiquei curiosa.
    Bjssss amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha linda!
      Estou melhor, amiga... Às vezes é duro segurar a saudade e a tristeza que bate, mas vou lutando, sabe?
      E vc, como vai?
      Pense na maravilha que é ter um chá que combate os radicais livres e nos previne de doenças? Perfeito, né?
      Se experimentar, me conta depois, combinado? ;-)

      Bjs e que Deus muuuuuuito te abençoe! <3

      Excluir
  7. Oi Karin ,eu adoro tomar chá ,e eu não conhecia este chá rsrs, parece ser muito bom...Ah eu respondi a sua tag,demorei mais respondi ...bjs flor

    ResponderExcluir

Olá, comadres, gostaram do post?
Comentem; fiquem a vontade!
Ficarei muito feliz!!!

Bjs!
Deus abençoe!
Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira

Direitos Autorais

As imagens aqui postadas são próprias ou coletadas pela internet. Tendo conhecimentos autorais, credito. Caso você conheça o autor de determinada imagem que não esteja creditada, agradeço se me informar, pois terei o maior prazer de dar os devidos créditos. Obrigado.
"A mulher sábia edifica a sua casa." (Pv14.1)

Arquivos

Categorias