10 PASSOS para uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - 8º passo!!!

Meu Doce Lar

Confira o 8º passo para uma alimentação mais saudável:

8 - Importância do café da manhã:

Agora que já sabemos como escolher alimentos mais saudáveis, vamos falar um pouco sobre a importância do café da manhã, refeição que muitas pessoas acabam “pulando” por diversos motivos, como a falta de tempo, por exemplo. 

Com certeza, você já deve ter ouvido falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. E é mesmo! Como permanecemos muito tempo em jejum durante a noite, essa primeira refeição do dia ajuda a controlar os níveis de cortisol, um hormônio do estresse liberado durante longos períodos sem comer e que, em excesso, pode aumentar o acúmulo de gordura no organismo.
É muito importante quebrar esse jejum com alimentos nutritivos, para fornecer a energia e os nutrientes que o organismo precisa. Além disso, ao omitir essa refeição, a tendência é ter mais fome na refeição seguinte, aumentando o consumo alimentar que, como consequência, gera ganho de peso.
Veja os principais alimentos que devem compor um café da manhã saudável:

* Frutas: o ideal é variar as opções de frutas diariamente e consumi-las naturalmente, com granola ou iogurte natural. Se optar por consumir o suco de fruta, prefira as opções naturais, pois os sucos industrializados contêm alto teor de açúcar.

* Pães: prefira sempre as versões integrais (fique atento aos rótulos) e procure variar com outras opções, como a tapioca.

* Frios: os frios, como presunto, peito de peru, salame e mortadela, devem ser evitados, pois contém alto teor de sódio. No lugar, prefira alguns queijos magros, como queijo branco, ricota ou cottage. As pastas caseiras, como hommus (patê de grão de bico), ou até mesmo tomate em cubos com azeite, são boas opções para acompanhar os pães e podem ser preparadas com antecedência, tornando a refeição mais prática.

* Chás : são ótimas opções, principalmente nos dias mais frios, mas devem ser consumidos sem açúcar. Os chás também têm ação terapêutica, como o chá de camomila (que é calmante), o chá de hortelã (digestivo) e o chá de hibisco (diurético), entre outros.

* Cereais: tornam a refeição mais rica em fibras e podem ser consumidos com frutas ou iogurte. As melhores opções são: granola sem açúcar, aveia, quinoa ou amaranto em flocos. 

* Café: para quem não abre mão do café, o ideal é limitar o consumo durante o dia, e não colocar açúcar. Caso prefira o sabor mais doce, uma opção é utilizar um adoçante natural como a stevia.

Como toda mudança de hábito, no início pode ser um pouco difícil incluir o café da manhã na rotina, mas é importante tentar e, aos poucos, ir se adaptando. Mesmo que não sinta fome quando acorde, comece tomando um suco natural de frutas e inclua, de forma gradativa, outras opções até ter uma refeição completa. 

* texto elaborado por Carolina Favaron, nutricionista da Natue, e revisado por Michele Prado.

2 comentários:

  1. Oi Karin, adorei as dicas da nutricionista! Aqui em casa nós sempre fazemos esta refeição, embora não com todos os alimentos citados, mas sempre tem um pãozinho quente, queijo, café e leite!
    Beijinhos, lindo feriado minha querida!

    ResponderExcluir
  2. oi amiga... smp soube da importancia do desjejum
    de manhã comer como um rei
    no almoço como um principe
    e jantar como mendigo
    mas não sabia e pasmei com essa informação:
    níveis de cortisol, um hormônio do estresse liberado durante longos períodos sem comer e que, em excesso, pode aumentar o acúmulo de gordura no organismo.

    ResponderExcluir

Olá, comadres, gostaram do post?
Comentem; fiquem a vontade!
Ficarei muito feliz!!!

Bjs!
Deus abençoe!
Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira

Direitos Autorais

As imagens aqui postadas são próprias ou coletadas pela internet. Tendo conhecimentos autorais, credito. Caso você conheça o autor de determinada imagem que não esteja creditada, agradeço se me informar, pois terei o maior prazer de dar os devidos créditos. Obrigado.
"A mulher sábia edifica a sua casa." (Pv14.1)

Arquivos

Categorias