Comadre-Colaboradora do Mês: "Cactos e Suculentas em Vasos e Jardins", by Simone Felic, do blog "Eu e minhas plantinhas"

Meu Doce Lar

A vida hoje em dia está cada vez mais corrida e a necessidade de ter um pouco de verde em nossa casa se torna cada vez mais distante quando se trata de plantas que precisam de mais manutenção.

A escolha das plantas é fundamental para quem quer verde e também não tem tempo para despender no cultivo, então o cultivo de cactos e suculentas se torna um ótima opção para quem gosta.

Todos os cactos e suculentas são facilmente cultivados em vasos. 
Floreiras em soleiras de janela são perfeitas pela obtenção de luz, sabendo que ela é fundamental para o sucesso do cultivo.

Meu Doce Lar
1 - Os vasos terão de ter uma fina camada de pedras ou argila expandida no fundo para drenar o excesso de água que por ventura venha a ter.

Meu Doce Lar
2 - A segunda camada é uma tela bidim por cima das pedras para o substrato não vazar.

Meu Doce Lar
3 - O substrato terá de ter 1/2 parte de terra, 1/2 parte de húmus,1/1 parte de areia.

Então, é só escolher a espécie. Entre as suculentas, eu indico Echeverias, Graptopetalum, Seduns Stapelia. E os cactos, indico as Mammilárias, Eufhorbias, Melocactos, Rebutia, etc...

Regas serão semanais e mesmo assim soleiras costumam apanhar chuva no verão, o que anula seu trabalho de regar.
Vasinhos dentro de casa, somente quando estão perto de janelas para obter claridade.

Cactos e suculentas precisam sim de adubação, o que pode ser feito somente na primavera-verão e deixando em descanso no outono-inverno, pois eles entram em dormência.

No jardim não é diferente, a drenagem é essencial, pois um jardim xerófito vai imitar o habitat natural, ou seja, a escolha das mudas terão que ter necessidades iguais e a rega terá de ser bem espaça ou nenhuma, dependendo do clima. Ele dependerá quase exclusivamente das chuvas.

Indico as espécies: Crassula, Agave, Kalanchoes, Euphorbia, Cereus Peruvianus (cacto parafuso), Mandacaru, e para dar mais charme ao jardim, Xeriscape, os formatos de cactos bola como: Coroa de Frade (Melocactus Zehntenri) e Cadeira de Sogra (Echinocactus grussoni).

Areia e pedriscos podem ser misturados no canteiro para aumentar a drenagem, e a posição do canteiro também deve ser observada.
Um canteiro que tenha no mínimo de 4 horas de sol prosperará com certeza, e afastará também pragas que são uma dor de cabeça para quem as cultiva.

por Simone Felic 


12 comentários:

  1. Oi, amiga!

    Adorei o post sobre cactos e suculentas. Como você tinha me prometido... rsrsrsrs... estava ansiosa para ler. Infelizmente, meus cactos morreram... 2... pobrezinhos... vou tentar novamente e observar direitinho as orientações.
    Obrigada pela atenção, amiga! Tenho tido pouco tempo, estou estudando bastante, mas estou sempre aqui no seu lar-blog!
    Beijão!
    Drica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiiiiiiiiii...
      Viu só? Promessa é dívida! :D
      Que pena, amiga... Mas, olha, tenta, sim, segue direitinho e vai dar tudo certo! Seus cactos e suculentas ficarão lindos, viu?
      Depois me conta, tá?

      Bjão pra vc tbm, querida. E precisando de mais alguma coisa, só chamar! :-)
      Deus te abençoe! <3

      Excluir
    2. Oi flor. Lindo post.
      Também amo esses espinhentinhos kkk,São fofos demais
      Valeu as dicas
      Espero vc por aqui

      Excluir
  2. Olá amiga lindaaaaaa!!!!
    Quando junta você e a Simone só poderia dar em coisa boa!!
    Adoro esse seu espaço do blog, aprendo muito por aqui!
    Beijos mil e uma boa noite pra ti! =)

    ResponderExcluir
  3. Karin, lindona
    Estou in love com minhas suculentas, elas vivem num jarrinho e acho que está na hora de transportá-las para outro maior. Adorei o post, bem explicadinho e tudo mais.

    Um feliz final de semana,
    http://www.dmulheres.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adoro o jardim da Si.

    Um abençoado fds pra vc =)

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Karin, Dando uma corridinha para conferir o post,
    Foi muito bom nossa parceria, gostei.
    beijinhos e bom fim de semana.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiiii Karin!
    Depois de muito tempo vim lhe visitar... *-*
    E já adorei o post, realmente para quem mora em apartamento pequeno como eu não é fácil ter verdinhos, e essas são umas ótimas sugestões... Adoreii as dicas *-*

    Beijão e agradeço muito a sua visitia *-*

    Grazi!

    http://laresmeraldafeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, minha querida!
    Riqueza de postagem, aprendo muito com a Simone como cuidar
    das minhas plantas, agora essa matéria maravilhosa aqui no seu cantinho!
    Parabéns, vc e a Simone arrasaram!

    Excelente fds junto a sua família!
    Bjs no seu ♥

    ResponderExcluir
  8. Karin,
    Eu sou uma serial killer de cactus...rsrs...
    Aprendi muito hoje , acho que estava colocando muita água. Vou comprar outro essa semana e ver se ele colabora "caminhapessoa".
    Besitos e tenha um final de semana abençoado

    ResponderExcluir
  9. Vim conhecer seu blog depois de passar no da Simone, gostei.

    ResponderExcluir
  10. FALANDO DE CACTUS E SUCULENTAS É CLARO Q NÃO QUERO PERDER O POST HIHIHI
    ESTE É O TIPO DE POST PRA SE GUARDAR PRA SEMPRE DAR UMA OLHADA NA COLINHA DAS INFORMAÇÕES HEHE
    PLANTINHAS EM CASA SÃO TUDO DE BOM!
    UM ÓTIMO FINDI PRA VC
    BJO E BJOS

    ResponderExcluir

Olá, comadres, gostaram do post?
Comentem; fiquem a vontade!
Ficarei muito feliz!!!

Bjs!
Deus abençoe!
Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira

Direitos Autorais

As imagens aqui postadas são próprias ou coletadas pela internet. Tendo conhecimentos autorais, credito. Caso você conheça o autor de determinada imagem que não esteja creditada, agradeço se me informar, pois terei o maior prazer de dar os devidos créditos. Obrigado.
"A mulher sábia edifica a sua casa." (Pv14.1)

Arquivos

Categorias