O USO DO MICRO-ONDAS no aquecimento e preparo de alimentos é SEGURO?

Meu Doce Lar

O micro-ondas é utilizado para a preparação de diversos alimentos, seja para esquentar a refeições fora de casa, descongelar a carne que você esqueceu de tirar do congelador no dia anterior ou até mesmo para fazer um simples bolo de caneca.

Existe uma infinidade de informação sobre o micro-ondas na internet e muitas vezes fica difícil conseguir distinguir as informações certas das erradas.
Será que preparar alimentos no micro-ondas faz mal para a saúde?


Quando colocamos algum alimento no micro-ondas, a radiação emitida pelo aparelho faz com que as moléculas de água do alimento se agitem e liberem energia na forma de calor. Esse calor "cozinha" o alimento e o aquece.

Todos os métodos utilizados para o aquecimento de alimentos podem alterar a sua estrutura química e até contribuir para a perda de alguns nutrientes. Os fatores que colaboram para que isso aconteça é a temperatura, o tempo em que o alimento estará exposto a essa temperatura e a quantidade de água usada no preparo do alimento. Quanto mais tempo o alimento ficar no micro-ondas, maior será a perda de nutrientes, mas isso não acontece devido à radiação emitida pelo aparelho, e sim por causa do tempo em que o alimento ficou exposto ao calor. Se o micro-ondas for usado corretamente, proporcionará a menor perda de nutrientes se comparado com os outros métodos de aquecimento, já que aquece mais rapidamente. Quando os alimentos sofrem aquecimento, alguns nutrientes são perdidos através da água. Estudos indicam que quanto menor a quantidade de água no preparo de alimentos no micro-ondas, menor é a perda de nutrientes.

As ondas emitidas pelo micro-ondas interagem com as moléculas de água do alimento e depois que o aparelho desliga essas ondas desaparecem. Mas se o seu micro-ondas estiver com algum vazamento de radiação, seria interessante consertar o mais rápido possível. Não existe um consenso científico de que a radiação emitida pelo micro-ondas faça mal à saúde, mas até haver um consenso estabelecido, é melhor se prevenir.

Existem alguns materiais que devem ser evitados de usar no micro-ondas. O principal deles é o plástico, que pode conter uma substância (bisfenol A) com um possível poder cancerígeno. As mulheres grávidas e recém-nascidos são os mais prejudicados se manterem contato com essa substância. Segundo pesquisadores, esse componente é parecido com o hormônio feminino e da tireoide. Ao entrar em contato com o organismo humano, a substância pode alterar o sistema endócrino, aumentando ou diminuindo a ação de hormônios naturalmente produzidos pelo corpo humano, podendo trazer danos à saúde, como infertilidade, modificações do desenvolvimento de órgãos sexuais internos, endometriose e câncer. Quando você for aquecer alimentos, prefira os potes de vidro e porcelana, próprios para serem aquecidos.

O uso de micro-ondas não faz mal à saúde (pelo menos não foi comprovado ainda). Se utilizado adequadamente, usando pouca água no cozimento e não deixando o alimento no eletrodoméstico por muito tempo, pode diminuir as perdas de nutrientes que normalmente aconteceria com a exposição a outros métodos de cocção (forno, churrasqueira e fogão) por demandarem mais tempo de preparo.

* texto elaborado por Carolina Favaron, nutricionista da Natue

12 comentários:

  1. Oi Karin!
    Ótimas informações sobre esse aparelho doméstico que nos ajuda tanto no nosso dia a dia. Precisamos estar atentas.
    Vim até você pelo blog da Rosinha e amei seu espaço, voltarei mais vezes!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Uso só para esquentar algo

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  3. Oi Karin, que post bacana!
    Bom saber que os potinhos de plástico não são legais.
    Já não gostava deles rs, pois pegam cheiro das coisas.. agora então, vou exterminá-lo da cozinha hahahha
    Só de vidro!

    Beeijos

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga linda!!!
    Olha, pra ser bem sincera, uso o microondas aqui em casa para: aquecer pratos prontos (só no caso de dias com muita pressa, senão prefiro aquecer na panela, forno ou em banho-maria!), aquecer leite ou água quando as receitas pedem e....fazer pipoca ou bolo de caneca! kkkkk
    Eu não sou fã da mudança de textura dos alimentos...aquecer pizza, por exemplo, deixa a massa mole e depois endurece de vez...
    As dicas foram realmente preciosas, parabéns pela postagem!!!
    Beijos e ótimo dia pra ti! =)

    ResponderExcluir
  5. Oi Karin
    Eu uso somente para reaquecer alimentos, não me dei bem cozinhando
    com ele, tem de ser o bom e velho fogão.
    beijinhos

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. oi Karin ótimo texto pouco uso o meu micro-ondas e só mesmo para aquecer algum alimento mas tudo muito rapido,bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  7. Hello, minha linda!
    Eu sempre ouvi dizer que comida de micro-ondas faz mal à saúde, mas com suas informações,
    não terei mais medo. Tem umas vasilhas de plástico que são levadas ao micro-ondas e passa
    para os alimentos o cheiro do plástico.
    Gostei muito da sua matéria, vc sempre nos proporciona belas postagens!

    Obrigada pelo comentário carinhoso no meu blog, vc é uma querida!

    Um grande bjo, fique na paz do Senhor! ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi Karin!
    Tudo bem amiga?
    Olha eu uso muito o micro-ondas, até para esquentar o cafezinho, agora imagina se ainda vou fazer isso, e de vez em quando ainda esquento algo em potes plástico, só que agora vou ficar mais atenta, brigada pelas dicas.
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  9. Olá karin!
    Saudades amiga! Tudo bem com você?
    O "Seu" Doce Lar está mais lindo ainda e com informações bacanas então, muito bom tudo por aqui, adorei.
    Pois é, na hora em que estava lendo seu texto, e também já li vários outros na internet, porque é um assunto que ainda tem muitas dúvidas, ´pensei longe, quando comprei meu primeiro micro-ondas em um consórcio há mais de 24 anos atrás (morava em Paragominas-PA), e cozinhava mil coisas nesse micro-ondas, esquentava mamadeira, fazia doces, enfim, hoje só esquento o mínimo possível e tudo em vidro ou porcelana e coisas bem rápidas.
    Uma boa e abençoada semana para você e os seus.
    Bjus
    Estael

    ResponderExcluir
  10. Aiaaiai fico até com medo desdes posts pois uso muito o microondas e acho que não sei viver sem ele kkkkkk Mas foi bem interessante o post.
    Beijos ♡
    www.decidisermamae.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Apesar de ser bem mais pratico, aqui em casa nem tem, rs

    Beeeeeijos =)
    www.paaradateen.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Karin.

    Post valioso esse daí.
    Muito obrigada pelas dicas.
    Eu tenho a mania de esquentar a comida no primeiro pote que aparece. Mudando o habito já.

    Beijos
    Thaís

    ResponderExcluir

Olá, comadres, gostaram do post?
Comentem; fiquem a vontade!
Ficarei muito feliz!!!

Bjs!
Deus abençoe!
Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira

Direitos Autorais

As imagens aqui postadas são próprias ou coletadas pela internet. Tendo conhecimentos autorais, credito. Caso você conheça o autor de determinada imagem que não esteja creditada, agradeço se me informar, pois terei o maior prazer de dar os devidos créditos. Obrigado.
"A mulher sábia edifica a sua casa." (Pv14.1)

Arquivos

Categorias