Alimentos funcionais para crianças - ATENÇÃO, MAMÃES!!!

Meu Doce Lar

A alimentação infantil merece especial atenção dos pais, pois as crianças precisam de energia e nutrientes para um bom crescimento e desenvolvimento. É importante incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras, manter um prato colorido e moderar o consumo de guloseimas, como doces, salgadinhos e biscoitos recheados.

Para enriquecer a refeição, alguns alimentos com alto valor nutritivo podem ajudar a deixar os pratos mais nutritivos.
Confira algumas dicas:


- Quinoa: é um cereal de origem andina, com proteínas de alto valor biológico, ou seja, fornece todos os aminoácidos que nosso corpo não é capaz de produzir, por isso se assemelha aos alimentos de origem animal. Além disso, é fonte de vitaminas do complexo B, ômega 3 e carboidrato de boa qualidade. Pode ser consumida cozida em diversas preparações, como saladas, risotos, bolinhos, ou na forma de flocos e farinha, utilizadas em receitas ou até em frutas.

- Linhaça: é fonte natural de ácidos graxos e fibras, importantes para o bom funcionamento intestinal. Deve ser consumida dentro de uma alimentação equilibrada, evitando excessos. Pode ser polvilhada em cima de frutas e saladas, ou batida em vitaminas, aumentando o aproveitamento do ômega 3. É importante aumentar o consumo de água sempre que aumentar o consumo de fibras para que o intestino não fique “preso”.

- Chia: assim como a linhaça, a chia também oferece muitos benefícios por ser fonte de ômega 3 e 6, além de magnésio, zinco, cálcio, entre outros. Por ser rica em fibras, também ajuda na melhora do funcionamento intestinal e deve estar associada com o aumento no consumo de água. Pode ser consumida em shakes, vitaminas, com frutas e saladas.

- Goji berry: é muito rica em vitamina C, importante para o sistema imunológico e com ação antioxidante, além disso, é fonte de carotenoides, responsáveis por sua coloração vermelha. Pode ser consumida com frutas, mas tomando cuidado com a quantidade para evitar o consumo excessivo.

- Biomassa de banana verde: fonte de amido resistente, uma fibra alimentar benéfica para saúde do intestino, pois estimula o crescimento de bactérias boas. Pode ser usada como espessante de papinhas e sopas ou no preparo de vitaminas.

* texto elaborado pelas nutricionistas da Natue


4 comentários:

  1. Boas dicas karin, eles adoram comer guloseimas que aqui sempre rola,mas as frutas é tão dificil
    fazer comer.
    beijinhos

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Karin!
    Alimentação é sim muito importante que seja de qualidade e o mais natural possível e é de criança que se forma os bons hábitos, adorei o post.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá bom dia, adorei o post
    Ai a minha pikinina come tão mal :(
    Super bjinhos no seu coraçãozinho.
    http://sarranheira.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Olá, comadres, gostaram do post?
Comentem; fiquem a vontade!
Ficarei muito feliz!!!

Bjs!
Deus abençoe!
Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira

Direitos Autorais

As imagens aqui postadas são próprias ou coletadas pela internet. Tendo conhecimentos autorais, credito. Caso você conheça o autor de determinada imagem que não esteja creditada, agradeço se me informar, pois terei o maior prazer de dar os devidos créditos. Obrigado.
"A mulher sábia edifica a sua casa." (Pv14.1)

Arquivos

Categorias