Resenha: "Papel Manteiga Para Embrulhar Segredos: Cartas Culinárias", por Cristiane Lisbôa


Nome: Papel Manteiga Para Embrulhar Segredos: Cartas Culinárias
Autor: Cristiane Lisbôa
Editora: Memória Visual
Edição: 1
ISBN: 9788589617024
Ano: 2006
Páginas: 104
Sugestão de onde comprar: SubmarinoLivraria CulturaLivraria Saraiva

Comadres, boa noite!
À partir de hoje, começarei a postar resenhas que tenho prontinhas, engavetadas, e resenhas de livros que estarei lendo posteriormente, ok? Espero que gostem!

Pra começar, trago este, que foi um presente de uma amiga muito querida, a Mila. 
"Querida, em seu cartão você desejou que esse livro alegrasse a minha casa e a minha mesa. Nem imagina o quanto ele fez por nós! Bjs e obrigada sempre! Deus abençoe! Saudades de você, querida..."

Por se tratar de cartas, as tais "cartas culinárias", o livro é dividido em capítulos curtos, o que torna a leitura bastante agradável, leve. Tem uma excelente diagramação e uma capa e contra-capa que traduz toda a sua delicadeza.

Emoldurado por uma linguagem poética e espirituosa, trata-se de um livro delicado, mesclando receitas culinárias com os eventos mais adversos que se passam com a personagem central.
Antônia derrama seus sentimentos, suas sensações, nas cartas que escreve para sua bisa, Ana.
Esta obra é a tradução perfeita do quanto os alimentos, a comida em si e os sentimentos se fundem profundamente.

Sinopse (vide orelha do livro):
Este Papel-manteiga não forra fôrmas, sequer se deixa descansar nele a cobertura do bombom. Esse papiro é compatível com a língua, a física e a falada, pode-se embrulhar nele sabores factíveis e ficcionais. Livros que receitam são tão íntimos quanto o amor.
Receitas são letras e não o bolo em si, a bandeja. Porque palavras se transformam em bolo se você quiser. Eis um romance permeado por receitas até para quem não tem fogão. Cozinhe e faça a sesta, uma vez que as cartas/capítulos deste romance levam o leitor ao sombreiro que a boa literatura traz aos bons de prato.
Ingredientes unidos por Tatiana Damberg, em alquímica sabedoria, encontram seu cozimento nas graças de Cristiane Lisbôa, que faz literatura até com miolo de pão. A forma como se escolhe os ingredientes, como se perfuma as panelas e se deixa cozer as carnes foi, é, e sempre será misteriosa para quem a faz, imagine para quem a lê. Tem em mãos um romance epistolar, receitas solares e madrigais. Alcance uma poltrona e dispense o guardanapo.
Ninguém está olhando.
(Andréa del Fuego)

"Estou em alguma parte do mapa. Não posso dizer qual, pelos motivos que nós duas sabemos. Espero eu, e imagino, espera a senhora, que estejamos fazendo a coisa certa."
É assim que Antônia, a personagem central, inicia a primeira carta escrita à sua bisa, logo que chega à casa/restaurante onde se instalará para estudar culinária.

O livro todo mostra o quanto Antônia tenta driblar a acidez da senhorita Virgínia, sua professora de culinária e aquela que faz questão de não "deixá-la sair da realidade".

É um livro composto mais por receitas salgadas do que doces, o que nos leva a considerar que isso talvez seja resultado de seu estado de ânimo. À cada repreensão da senhorita Virgínia, Antônia se sente fragilizada, mas não a ponto de desistir de seu objetivo. E à cada receita aprendida, é uma carta enviada.

Em suma, Antônia aprende a duras penas a sutil diferença entre a culinária e a comida. É quando ela, finalmente, entende o porquê de a Senhorita Virgínia ter horror à livros de receitas. Muito mais do que se preocupar em eleger ingredientes refinados, por exemplo, ela busca "colocar a mão na massa" e ir harmonizando-os, testando texturas, sabores... É uma maneira toda instintiva de cozinhar. E especial! E diferenciada!
Suas receitas podem, facilmente, ser interpretadas como saborosas e como "comida que alimenta, satisfaz".

Coalhada Seca (escolhi esta receita para quem adoraria aprender, como eu!)

Ingredientes:
1 litro de leite
1 copo de 200ml de iogurte natural
1 colher de sobremesa de leite em pó

Preparo:
Coloque o leite e o iogurte em uma panela grossa e leve ao fogo alto. Quando levantar fervura, desligue e espere esfriar até que você consiga confortavelmente colocar o dedo lá dentro. Misture o leite em pó, cubra a panela com um pano grosso(pode ser toalha) e deixe descansar dentro do forno (desligado!) até a manhã seguinte. Acomode a pasta sobre um pano limpo, pendure em um lugar alto e deixe escorrer.
Bom apetite!

Por mais que eu, ao contrário da Senhorita Virgínia, ame os livros de receitas e afins, assim como ela também me preocupo em harmonizar sabores e preparar pratos saborosos e que alimentem bem a minha família.
Esse livro me fez ver o ato de cozinhar sob um novo ângulo. Um ângulo muito mais agradável! Um ângulo que vai muito além do separar os ingredientes e preparar o prato - existe todo um momento especial em que você se entrega ao preparo de suas refeições; de repente uma música tocando ao fundo; folhinhas de tomilho fresco mergulhado num copo com água aguardando para se juntar à outros ingredientes para ir ao forno, para o preparo de batatas gratinadas... Apaixonante!
Confesso que, à princípio, foi a capa que me atraiu, já que sou bastante visual. Então, li a sinopse. Daí pensei: "Eu quero esse livro pra mim!"
Papel Manteiga para Embrulhar Segredos: Cartas Culinárias, simplesmente, foi o responsável por eu, de repente, me ver completamente apaixonada pela chama Literatura Gastronômica!

Às comadres que desejam receitas saborosas, diferenciadas e fáceis de fazer, e, sobretudo, que estejam dispostas a se deliciarem com essa proposta do "cozinhar poeticamente", recomendadíssimo!!!
Experimentem e depois me contem! 

Cristiane Lisbôa (a autora) tem 24 anos, não sabe cozinhar e lançou outros dois livros: Pequenos pedaços soltos de histórias de amor às vezes verdadeiras - Editora FinaFlor, 2012 - e Deles e quase o resto - Editora FinaFlor 2004. 
Tatiana Damberg (preparou as receitas) é gastrônoma por vocação, desde pequena, quando acompanhava o pai à feira e decorava as tortas de sua mãe. Edita o já conhecido site http://www.mixirica.com.br

Comadres, o que me dizem: já leram? O que acharam?

Boa leitura!

Bjs literários!
Karin Filgueira

28 comentários:

  1. Oi Karin!
    Esse livro existe em versão virtual?
    Se sim, você bem poderia poderia postar sua resenha no E-Library... vá ver como funciona e comunique-se comigo...
    Mas só se tiver em versão virtual, pois é o objetivo do E-Library.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jan!
      Sabe que preciso pesquisar? Não tenho essa informação ainda.
      Obrigada pela sugestão, querida. Vou pesquisar e falo com vc, ok?
      Bjão!

      Excluir
  2. Karin,

    O livro me parece ser bem legal e com um título pra lá de interessante.Adorei!!

    Bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheyla, querida, olá!
      Ele é apaixonante! Leia e não se arrependerá!
      Bjs!

      Excluir
  3. Boa noite amiga!
    "Cozinhar poeticamente" Que coisa chique Karin.
    O livro parece muito bom, é diferente do que estou acostumada a ler, mas fiquei curiosa.
    A receita parece deliciosa, sem falar que é muito fácil =) Será que faço?rs!
    Beijos carinhosos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, querida!
      Um jeito diferente e todo especial, né?
      Me apaixonei por ele! É tão bom novas experiências, né?
      Vou tentar fazer, Paty. É bem facinha mesmo. Tem outras e aos poucos vou postando.
      Faz, sim, depois me conta, tá?
      Bjs carinhosos pra vc tbm!

      Excluir
  4. Oi minha linda querida,
    Não conhecia!! Mas parece tão interessante...queria mais tempo para ler livros tranquilamente!! Ai que vontade, mas tudo a sua hora!
    Mandei um email pra ti, me pediu o meu que queria falar algo.
    Bem, é crisbijouxs@gmail.com ok?
    Passa lá pra me dizer o que te inspira...quero saber!
    Big beijo e bom final e semana com feriadão, abraço na família!!
    Cris
    http://criscriacoisas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, acabo de responder ao seu e-mail, viu!
      E, nossa, nem imagina a ginástica que faço pra conseguir ler alguns poucos parágrafos por dia!
      Estou indo lá...
      Bjs e Deus abençoe!

      Excluir
  5. oi Karin titulo bem interessante chamou minha atenção bjs Rosinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é a sua cara, amiga!
      Leia e me conte - tenho certeza que irá amar!
      Bjs!!!

      Excluir
  6. Nossa, ja me apaixonei e ja coloquei em minha lista de desejos para presente de aniversario ou natal...rsss...adorei a dica.

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ângela, querida, fico feliz que tenha gostado!
      Sabe, você não vai se arrepender!
      Bjs e ótimo sábado!

      Excluir
  7. Esta é uma das minhas preferências em literatura, Karin, a mistura da vida acontecendo em seus diferentes sabores.Há autores soberbos nesta categoria.Vc já leu Arroz de Palma?Vale a pena.
    Gostei da tua dica e vou anotar pra próxima ida à livraria, que deve ser na semana que vem, rsrsrs
    Bjkas e lindo domingo aí.
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calu, querida!
      Puxa, não conheço! Aliás, esse livro me despertou pra esse estilo de literatura e estou pesquisando títulos.
      Obrigadíssima pela valiosa sugestão - anotadíssimo!!!
      Você vai amar!!!
      Bjs!

      Excluir
  8. Que título más interesante Karin, no lo conozco ,, me encanta leer pero no me queda mucho tiempo,, me gustaría leerlo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angélica, querida!
      Yo también, infelizmente, tengo muy poco tiempo para los libros ... Me encantaría tener más!
      Título interesante, no es verdad?
      El libro es una maravilla, si lees, te encantará, por cierto!
      Besos e cariños!!!

      Excluir
  9. Oi! O livro me parece bem interessante e adorei o título.Bom fim de semana.Bjs

    ResponderExcluir
  10. olà karin, fico feliz que vc tenha me achado, assim pude conhecer seu cantinho lindo.
    amo ler, mas gosto mais do gênero policial.
    mas qualquer leitura nos enriquece.
    bom inicio de semana e obrigado pelo seu doce comentário, volte sim, será um prazer ver seu rostinho sorridente no meu bloguinho

    baci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, que prazer recebê-la!
      Fico feliz que tenha vindo conhecer Meu Doce Lar e que tenha gostado.
      Obrigada pelo carinho!
      Sabe que ainda não li nenhum livro policial? É um gênero bem oposto ao que costumo ler, mas quem sabe qualquer dia desses leio um pra conhecer, não é mesmo?
      Seja sempre muito bem vinda!

      Excluir
  11. Karin, meu doce, fica a vontade para se inspirar no meu post, imagina...não sou egoísta, a ideia está lá para ser lançada, como já dizia Chanel, copiar ou editar uma roupa faz da sua criatividade algo desejado, ( naõ foi bem com essas palavras mas o que quer dizer), pode usar sim...e virei aqui compartilhar!!
    Obrigada por seu carinho, faz de mim alguém melhor!!
    Super beijo e bom domingo!
    Cris
    http://criscriacoisas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cris!
      Obrigada por autorizar eu me inspirar em sua ideia de... inspiração! :-)
      Bacana e creio que as comadres vão gostar muito - interagir nunca é demais, não é mesmo?
      Bjs e bela semana!

      Excluir
  12. Olá Karin!!! Deve ser uma leitura super gostosa e com certeza vou anotar e levar comigo quando for até a livraria!
    Beijos!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha Camomila linda, estava com saudades!!!
      Que bom que apareceu para um chazinho!
      Pode acreditar: você vai amar!
      Aliás, é sua cara!
      Bjs e não some, não, tá?

      Excluir
  13. Oi Karin,
    Só de ler a sinopse já sei que vou gostar do livro, sempre procuro agregar o prazer ao ato de cozinhar, aí tudo flui melhor.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha flor!
      E como flui!
      Leia e não se arrependerá. Ao contrário!
      Bjs, querida!

      Excluir
  14. Oi, Karin!
    Parece muito interessante, parabéns pelo modo de ter apresentado tudo em seu post, ficou perfeito! Apesar de nunca ter lido nada sobre Literatura Gastronômica, me interessei muito.
    Bjos querida, boa semana.
    Mari.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, que alegria você por aqui!
      Está melhor, né? Louvado seja Deus por isso!
      Pois procure ler mais à respeito. Tenho visto que é apaixonante!
      Bjs, querida, boa semana pra nós!

      Excluir

Olá, comadres, gostaram do post?
Comentem; fiquem a vontade!
Ficarei muito feliz!!!

Bjs!
Deus abençoe!
Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira

Direitos Autorais

As imagens aqui postadas são próprias ou coletadas pela internet. Tendo conhecimentos autorais, credito. Caso você conheça o autor de determinada imagem que não esteja creditada, agradeço se me informar, pois terei o maior prazer de dar os devidos créditos. Obrigado.
"A mulher sábia edifica a sua casa." (Pv14.1)

Arquivos

Categorias