Resenha: "O que vale a pena... A sabedoria de quem realmente tem algo a dizer", por Wendy Lustbader

Nome: O que vale a pena... A sabedoria de quem realmente tem algo a dizer
Autor: Wendy Lustbader
Editora: Alegro
Edição: 6
ISBN: 8587122-29-0
Ano: 2002
Páginas: 259
Sugestão de onde comprar: Submarino


Comadres, bom dia!!!
Olha eu aqui reiniciando as postagens de resenhas...
Anotações, rascunhos e etc sempre me acompanharam nas minhas leituras. Com isso, tenho muitos manuscritos engavetados. Dois deles já postei aqui. E a partir de agora, aos pouquinhos, vou postando os outros e outros que posteriormente eu for acrescentando, com leituras atuais, ok?
Vamos à leitura, então?

Por se tratar de uma coletânea de crônicas, o livro é dividido em capítulos curtos, que oferecem uma leitura dinâmica. Praticamente todas as páginas são ilustradas - por imagens dos personagens que deram seu depoimento de vida.

O próprio subtítulo "A sabedoria de quem realmente tem algo a dizer" já fala por si só.
Depoimentos espirituosos e bem-humorados, profundos e instrutivos, de homens e mulheres acima dos 60 anos que partilham detalhes de uma vida.
Muito diretos, simplistas e objetivos em seus relatos, eles conseguem compartilhar suas experiências, que são exemplos para todos nós!

Sinopse: Você já imaginou se fosse possível fazer um balanço de sua vida - dos erros, dos acertos, das grandes e pequenas lições - antes de a vida ser vivida? Seria como ir ao futuro, verificar o que foi e o que poderia ter sido, voltar ao presente e viver, de outra forma, com mais felicidade, a vida ideal. Pessoas mais velhas acumulam tais experiências - mas nem sempre nos espelhamos nelas, ou seja, nos conselhos dos mais velhos, para traçarmos o destino. O livro - "O que Vale a Pena", da assistente social norte-americana Wendy Lustbader - se propõe a examinar os conhecimentos de pessoas anônimas na casa dos 60 aos 90 anos e nelas se inspirar para dar conselhos e lições de vidas em busca do equilíbrio e da felicidade.
O resultado é um livro encantador, como se fossem pílulas de sabedoria com depoimentos colhidos ao longo de 20 anos no trabalho de Wendy em asilos de idosos. A obra soma casos que refletem sobre temas conflitantes da vida como: casamento, amor, ciúme, qualidade de vida, família, trabalho, doença e velhice.
Ler este livro significa aprender com experiências de pessoas anônimas que acertaram ou erraram ao longo da vida e, ao final dela, refletem sobre o que foi e o que poderia ter sido. As histórias, narradas na primeira pessoa, com comentários da autora, relatam casos de superação e conquista.
Wendy, em seu trabalho por mais de duas décadas em asilos, sempre acreditou que seus pacientes eram pessoas privilegiadas, com muitas histórias para contar. As experiências foram divididas em 11 capítulos sobre a arte de viver bem, tempo, espiritualidade, casamento, estar triste, trabalho, doença, fragilidade, boa conduta, arrependimento e velhice.
O conjunto de belas histórias foi extraído de seu extenso diário de trabalho. As mais emocionantes são as de homens e mulheres que, ao final da vida, mantiveram o espírito jovem, cheio de esperança e alegria. Pessoas que apenas ficaram mais velhas - mas preservaram a energia e a alegria de viver. Como conclui a autora: "Acho que você verá, como eu vi, que não há nada mais doce do que poder viver o meio da vida com perspectiva do fim".


"Você passa a metade da sua vida se preocupando com coisas que, no fim, não o interessam nenhum pouco. Quando você estiver deitado na cama, morrendo, vai querer ter gente ao seu lado. É isso.
É fácil ser enganado por sonhos de dinheiro e sucesso, mas todo o dinheiro do mundo não compra a gentileza. Você a obtém porque também a deu."
(Todos os sábados eu - Wendy Lustbader - lia poesias para Edna Whitman Chittick. Esse ritual era a melhor parte de nossas semanas por um período de quase três anos. Quando ela foi acometida por sua última doença, forçou a respiração além do excesso de água em seus pulmões, tentando vencer os poucos dias que faltavam até sábado. Ela conseguiu, e morreu uns poucos minutos depois de eu deixar seu quarto)

Simplesmente, um dos livros que mais amei! Que mais me ensinaram! 
Li, reli e repetirei mais "n" vezes a leitura - estejam certas disso! rs
Trata de assuntos profundos, complexos, mas com um quê simplista e objetivo que torna a leitura muito agradável.
É um daqueles livros que lemos em dois dias, no máximo, pois não dá vontade nenhuma de interromper a leitura.
Sabem, basta lê-lo para que nunca mais sejamos os mesmos...
Recomendadíssimo!!!

Wendy Lustbader é palestrante e comentarista especializada em envelhecimento. Autora de Counting on Kindness e Taking Care of Aging Family Members, participa do conselho do jornal da American Society of Aging. É mestre em serviço social, professora-assistente afiliada da University of Washinfton Schoool of Social Work e consultora de saúde mental na Seattle's Pike Market Medical Clinic

Boa leitura!
Bjs literários!

"Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu é o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano." (Sl143.10)
* Para sugestões para postagens, esclarecimentos e etc, Meu Doce Lar está à disposição no:  meudocelarbykarinfilgueira 
Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira

Vocês encontram  Meu Doce Lar nas redes sociais também!!!
Fanpage - Pinterest - Twitter 

RECADINHO: ontem postei lá no Femme Digital 
Título: Chalk Paint - vocês conhecem???
Espero vocês lá, ok, comadres?
Bjs e obrigada!

*** Quer ganhar um lindo BRINCO DE PRATA COM PEDRAS?
Clique AQUI !!! ***

11 comentários:

  1. Parece ser ótimo esse livro, eu tenho paixão por leitura, beijos
    FABIOLA KEFFER

    ResponderExcluir
  2. Esse foi, comadre querida, um dos livros que mais me tocaram.
    Se ler, me conte o que achou, tá?
    Bjs e um lindo dia pra vc!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha! Parece maravilhoso..
    Sobre a coluna Ka, tô sendo avaliada por médicos para saber como vai resolver. Tô com hérnia de disco, mas tudo vai se resolver se Deus quiser.
    Obrigada pela preocupação.
    Beijos

    www.cantinhodacarii.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, minha linda!
      Hérnias são mesmo muito doloridas, mas, sim, Deus a de providenciar a sua cura, viu?
      Creia e receberá!
      Estou orando por ti!
      Bjs!

      Excluir
  4. Olá minha querida, tudo bem? Espero que sim!
    Perdão pela minha ausência no seu cantinho, dias de correria, não deveria
    ser assim como a lição desse livro, rsrs.

    Um grade beijo, que Jesus abençoe sempre vc e sua família ♥
    Andréa

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde querida comadre
    Que boa resenha o nome
    bem sugestivo , que diz muita coisa.
    tenha uma abençoada tarde.
    beijinhos
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Karin,
    publicações dessa natureza mexem com nossa emoção justamente por falarem diretamente sobre vivências reais.A última que li foi da Louise Hall, positivas atitudes de cura.Passei-o adiante depois de lê-lo, para mãos que naquele momento precisavam de tal leitura.
    Vou anotar tua indicação.Obrigada, viu?
    Muito bem apresentada a tua postagem no site de decoração.Fiquei com vontade de fazer uma hortinha doméstica.Adorei as dicas.
    Parabéns!Sucesso e bençãos infinitas pra vc e família.
    Bjkas, menina.
    Calu

    ResponderExcluir
  7. Olá Karin, ótima resenha.
    Tenha uma boa 4ª
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Karin,
    com certeza um livro muito bom, que poderá acrescentar muito para a nossa vida, vou ler sim!
    Fiz comentário atrasado no post anterior, você tá podendo comadre! Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Karim, ótima resenha.
    Não conheço esse livro, mas fiquei curiosa...
    Eu te passei um e-mail.

    Bjssssssss querida

    ResponderExcluir
  10. Que dica das boas hein querida?!!!
    Obrigada pela visita viu?? Você sempre carinhosa e me emocionando!! Acho que isso ultrapassa a blogosfera amiga!!! Tenho imenso carinho e aconchego por vir aqui!!
    Hoje, na verdade vim te dar um forte e carinhoso abraço pelo dia do abraço!! Fiquei com medo de não dar tempo mas deu...quase no final de segundo tempo mas cheguei!!
    Fiz um post hoje e lembrei de ti, sei que gosta de decoração!!
    Ah, sabe o e-mail? Não consegui abrir!
    Beijos e amei a dica desse livro! Gosto de gente experiente contando histórias!
    Cris

    ResponderExcluir

Olá, comadres, gostaram do post?
Comentem; fiquem a vontade!
Ficarei muito feliz!!!

Bjs!
Deus abençoe!
Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira

Direitos Autorais

As imagens aqui postadas são próprias ou coletadas pela internet. Tendo conhecimentos autorais, credito. Caso você conheça o autor de determinada imagem que não esteja creditada, agradeço se me informar, pois terei o maior prazer de dar os devidos créditos. Obrigado.
"A mulher sábia edifica a sua casa." (Pv14.1)

Arquivos

Categorias