Na Cozinha do MDL: Vamos falar um pouquinho sobre a NUTRIÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR?!

 

Minhas queridas comadres, boa noite!
Como vão as coisas por aí?
Espero que muito bem! :-)
O clima, finalmente, parece ter se estabilizado por aqui: manhãs ensolaradas mas começando frias, tardes quentes e noites frias - daquelas que nos animamos a puxar o edredon enquanto estamos navegando na net. Eu até preparo um chazinho para acompanhar! rs
 
De uma coisa estou certa: qual mãe que tem filhos com idade à partir dos 2 anos que não vive às voltas em faze-los se alimentar mais adequadamente???
Comadres, que luta! rs


 
O Gabriel se tornou mais seletivo na hora de escolher o que comer de uns tempos pra cá - o que é normal para crianças nesta fase, conforme me  assegurou o pediatra dele.
Mas minha preocupação vai além de ser algo relacionado à fase, porque se ele puxar para o pai, estou perdida! Kkkkkkkkk...
Meu marido tem o paladar bastante restrito para legumes, especialmente falando. Deste grupo de alimentos, somente batata, tomate (não pode ser muito maduro), beterraba e cenoura (um pouquinho só,) ele come.
 
E considerando que os filhos se miram no exemplo dos pais... Por aí nós vemos, né, comadres, o quanto nossa postura influencia na postura dos nossos filhos!
Por outro lado, vejam que interessante: meu marido é uma formiguinha, já o Gabriel só come chocolate (ele ama!), gelatina (quer todos os dias e é um sufoco para substituí-la, viu!), sorvete e bolacha recheada - e considerando que nenhum desses são alimentos saudáveis, procuro dar com uma frequência bem pequena, tentando substituir por frutas, por exemplo.
 
E daí vem outro dilema: meu filho gosta de banana, maçã e melancia, mas tem uma preferência de quase 100% por banana! Ele come pelo menos 2 bananas nanicas por dia! É um macaquinho! rs E comeria mais se eu deixasse, pois fico controlando porque muito embora seja fruta, não sei até que ponto é saudável uma criança que vai fazer 2 anos e 9 meses comer tantas bananas diariamente!
 
E em se tratando de mamadeira, muito embora ele faça todas as refeições, o Gabriel mama pelo menos 3 mamadeiras de 350ml por dia - ao acordar, à tarde e à noite, antes de dormir - é um bezerrinho! rs
 
Resumo da ópera, rs: desde que percebi meu filho restringindo mais o paladar, já que até então até jiló ele comia, assim como eu - sério! -, tenho me preocupado em buscar informações, sabem, sobre alimentação infantil.
Existem blogs/sites excelentes por aí e dois, em especial, chamou minha atenção e quero compartilhar com vocês, pois talvez existam comadres que ainda não os conheça: Meu Pratinho Saudável e o Comer para Crescer.
Valem uma visita, viu!
 
Aliás, visitando o Meu Pratinho Saudável, encontrei essa Tabela Nutricional:
 
Proteínas: nutrientes fundamentais, que atuam principalmente na formação dos tecidos. São encontradas em carnes, ovos, leites e derivados e leguminosas (feijão, grão-de-bico etc.).
Vitamina A: é essencial para a saúde dos olhos, crescimento e desenvolvimento da criança e contribui para as defesas do organismo. É encontrada em diversos alimentos, dentre eles, vegetais folhosos verde-escuros e vegetais e frutas amarelados e alaranjados.
Vitamina C: é essencial para o crescimento. Também auxilia o sistema imunológico, a formação de ossos e dentes e é antioxidante. Frutas cítricas são as principais fontes, mas também é encontrada em tomates, pimentões e repolho cru.
Ferro: as crianças nessa idade estão no grupo de risco para desenvolverem anemia ferropriva. Se isso ocorrer, o crescimento e desenvolvimento infantil serão prejudicados. Carnes são boas fontes de ferro, mas também, folhas verde-escuras (exceto espinafre) e leguminosas.
Zinco: atua na produção de diversas enzimas e está relacionado com o sistema imunológico. Sua falta pode ocasionar atraso no crescimento. Carnes, fígado, cereais e leguminosas são boas fontes.

Excelente para acompanharmos, para nos auxiliar na hora de programar as refeições para oferecermos aos nossos pequenos, né?
E o mais bacana é que existem opções e maneiras de oferecermos determinados alimentos aos nossos filhos, seja "camuflando" algum alimento, seja tornando ele de alguma forma mais atrativo, enfim... informações existem aos montes pela internet nesse sentido!
Então, comadres, aí é conosco, não é mesmo?!
E que Deus nos ajude nesta labuta diária que é estimular nossas crianças a comerem mais saudavelmente! :-)

E vocês, tem algum segredinho na hora de oferecer determinados alimentos aos seus filhos?
Conhecem blogs/sites bacanas nesta área de alimentação infantil?
Que tal trocarmos figurinhas??? ;-)

Agora vou ficando por aqui e amanhã, quinta-feira, o Meu Doce Lar estará sob os cuidados da nossa Comadre-Colaboradora do Mês. A postagem será dela. Na sexta, eu estarei de volta, ok?!
Quem é? Ah, isso é surpresa!!! rs
Qual assunto ela vai abordar? Ah, isso é outra surpresa também! rs
Mas tenho certeza que vocês vão amar!!! :D

Desejo uma noite tranquila e de muita paz para vocês, viu?
Um bj carinhoso e que Deus muito as abençoe!

"Bem aventurados os misericordiosos, porque eles alcançaram misericórdia." (Mt5.7)

* Para sugestões para postagens, esclarecimentos e etc, Meu Doce Lar está à disposição no: meudocelarbykarinfilgueira@yahoo.com.br *

Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira
Vocês encontram  Meu Doce Lar nas redes sociais também!!!

14 comentários:

  1. Oi Karin, nossa eu sofro com meu caçula na hora das refeições. O mais velho sempre se alimentou super bem e sempre comeu de tudo, agora o mais novo...é uma luta diária!!!
    Tenho que ficar camuflando tudo para ele comer, omelete com cenoura e abobrinha raladas, mandioquinha e cenoura beeeeemm picadinhas na sopa e por aí vai!!!! E ele já tem 7 anos!
    Sobre o post de amanhã...ficou curiosa!!! Beijos, até sexta. Ah, aguardo seu contato pelo e-mail, ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juni, olá, amada!
      É bem assim aqui em casa tbm... vivo camuflando; é o jeito!
      Mas é uma forma de exercitarmos a nossa criatividade na cozinha, não é msm? ;-)
      Só que não é fácil, dada a correria em que vivemos, né, amiga?
      Qto ao e-mail, respondi, tá?
      Bjão!
      Fica com Deus!

      Excluir
  2. Se conseguir melhorar me fala o segredo? Caio é terrível na hora da alimentação, ta tão magrinho... Oh dó...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaty, querida, claro, pode ter certeza que falo!
      É difícil, né, comadre?
      Hj msm o Gabriel não comeu mto bem, não... :-(
      Bjão!
      Deus abençoe vcs!

      Excluir
  3. Oi karin,aqui em casa sao tres filhos cada um com um paladar diferente.O Patrick de 19 anos nao come feijao e cebola de jeito nenhum,mas come batata frita todo dia e é magrelo.O Dymitre de 11 come de tudo ele é bem gordinho.O Gabriel de 2 está na fase de escolher o que quer e o que ñ quer,ele gosta muito de uva e carne.Mas cada um tem um paladar né.Haja criatividade pra fazer eles comerem comida saudavel.Como está o Gabriel ,abraco apertado nele.bjjjooosss..silvia cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sílvia, querida, então vc é mais heroína do que eu pensava! rs
      Se por aqui acho difícil agradar ao paladar restrito do meu sr. Tradicional (rs) e agradar ao Gabriel, que assim como o seu, é de escolher o que quer comer e tal... ei, será que todo Gabriel é assim?! rs
      Então, meu filho tem rinite e sinusite :-( e com toda essa poeira e sequidão de agosto, ele não está mto bem, tadinho. Tenho dobrado os cuidados investido nos líquidos e feito inalação todos os dias nele.
      Não é fácil, né, amiga, mas se Deus quiser logo ele ficará bem, né?
      Bjssssssssss... ah, e darei, sim, com certeza! Obg! <3

      Excluir
  4. Oi Karin tudo bem?Nem me fale o quanto eu sofri e sofro ainda com a minha filha ela não gosta de verdura e só quer comer bobeira ,olha que eu faço de tudo para ela comer rsrs e adoreiiiiii o poster bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jô, querida, estava com sds!!!
      Ai, essas crianças sempre nos preocupando, não é msm?Mas vamos na batalha, né, comadre, pois desistir jamais!!!
      Bjão e fico feliz que tenha gostado!
      Deus te abençoe!

      Excluir
  5. É minha amiga, quando o filho começa a dizer não para a comida é um problema sério. Tiago adora banana, ama batatas, não toma mamadeiras desde que a pediatra disse que não era mais necessário e faz muito tempo. Não toma nada que é gelado, sorvete, picolé, açaí, nada gelado mesmo. Não gosta de refrigerante e adora chocolate, preciso controlar, mas antes de comer ele pergunta: mamãe, é saudável? kkkkkk. Crianças...
    Amasso a cenoura no feijão e tento dar uma coisa ou outra, mas é difícil. Mas a pediatra diz que ele é saudável e o crescimento está normal. Nós que somos mães fazemos nossa parte.
    Passe lá no blog para conferir a entrevista com Sandra Guadagnin, que trabalha com restauração de móveis de época. Está imperdível.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkk... ele pergunta? Que gracinha, Mari!
      Pois acredita que o pediatra dele diz a msm coisa?
      Mas fico realmente preocupada se esse não se alimentar de legumes o suficiente não possa ser prejudicial lá na frente, sabe... :-(
      Estou atrasadinha, mas vou correndo láaaaaaaaaaa... que bacana!
      Bjs pra vc e p/ o Tiago!!!
      Deus abençoe!

      Excluir
  6. Oi Karin !
    Meus filhotes já estão bem crescidos, o caçula, fez 19 anos, mas sempre comeram muitas frutas e verduras, a alimentação foi sempre, assim como você, uma das minhas preocupações, e procurando incluir os alimentos mais saudáveis possíveis.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fátima, querida!
      Sabe que algumas pessoas me criticam por eu ficar insistindo?
      Mas não desisto de tentar sempre o melhor pelo meu filho, sabe¹
      Bjs pra vc tbm, amada; Deus abençoe, viu!

      Excluir
  7. Karin,

    Eu tenho 3 filhos e como os dedos da mão não são iguais, cada um tem suas preferências. E agradar gregos, troianos e a mãe do Cipriano, é uma luta. Quando eram pequenos fiz muito arroz laranja ( com suco de cenoura em vez de água) e gelatina também trocava parte da água por suco. Usava suco de maracujá na de limão, ficava cor cítrica...rsrs... E assim tapeava. O do meio, deu mais trabalho, na idade do seu Gabriel. Mas hoje, o Daniel adora brócolis ( parece mentira de mãe, né?) come um pé inteiro se deixar. Come milho na espiga, mas não enlatada, cenoura crua, mas não cozida.O mais velho que tem 20 aninhos...rsrs...odeia azeitona e pimentão.
    E moro na terra da azeitona...rsrs..., tem oliveira até na pracinha. Enfim são cheios de manias, mas mudam com o crescimento e o desenvolvimento do paladar. Graças a Deus. Besitos e tenha um final de semana abençoado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkk... vc é engraçada, Michelle! rs
      Opaaaaaaaaa... olha diquinhas super bacanas de alimentação, aí, comadresssssssssss... obg pela contribuição, comadre!
      Vou compartilhar, tá?
      Hummmmmmmmmmmm.. azeitona... ah, se eu pudesse, comeria uma oliveira inteira! rs
      O Gabriel tbm gosta e mto, acredita?
      Pois é... as manias!
      Mudam, né?
      Graças à Deus msm!
      Besitos tbm querida, e que Deus mto a abençoe!

      Excluir

Olá, comadres, gostaram do post?
Comentem; fiquem a vontade!
Ficarei muito feliz!!!

Bjs!
Deus abençoe!
Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira

Direitos Autorais

As imagens aqui postadas são próprias ou coletadas pela internet. Tendo conhecimentos autorais, credito. Caso você conheça o autor de determinada imagem que não esteja creditada, agradeço se me informar, pois terei o maior prazer de dar os devidos créditos. Obrigado.
"A mulher sábia edifica a sua casa." (Pv14.1)

Arquivos

Categorias