O amor verdadeiro é sempre educativo e a educação verdadeira é sempre um ato de amor. A relação entre amor e educação é inerente.
Educar é elevar, estimular a busca da perfeição, despertar a consciência, facilitar o progresso integral do ser. A educação é um compromisso de todo dia e a todo instante, através dos nossos exemplos.
Quais as finalidades da Educação?
A finalidade primeira de educar é ajudar o outro a evoluir e dentro dessa meta, a educação poderá:* Contribuir para que o ser desenvolva suas possibilidades de aperfeiçoamento;
* Semear verdades e virtudes;
* Formar educadores, pois o homem bem educado é necessariamente um educador.
Hoje em dia recomenda-se que a educação dos filhos seja feita de uma forma que os deixem livres para agir conforme seus instintos. Comumente, esquecemos os antigos ensinamentos de formação de caráter que se inicia no lar e, mais cedo ou mais tarde, seremos obrigados a reajustar nossas atitudes.
A educação de um filho é realizada dentro do lar, com base familiar estruturada e bons exemplos provenientes dos pais.
Jamais devemos delegar aos profissionais da área comportamental a tarefa de educar nossos filhos. Ensinar uma conduta correta, baseados nos ensinamentos de Deus, formando o caráter e ajudando no aperfeiçoamento do ser é tarefa exclusiva dos pais, missão que Deus confiou a eles.
A escola por sua vez, é uma instituição de ensino, local onde nossos filhos receberão os ensinamentos intelectuais. São os ensinamentos morais transmitidos pelos pais, que aperfeiçoarão sua conduta perante a sociedade e farão com que conquistem êxito em suas vidas.
Regras e valores básicos necessários à convivência social de como se comportar, ter bons hábitos, respeitar os direitos dos irmãos e colegas devem ser levados para a escola e não o contrário.
Se não cumprirmos com esse papel, estaremos falhando em nossa doce missão de educar nossos filhos.
Se não nos evangelizarmos, a educação de nossos filhos consequentemente será falha, fracassada. Educar nossas más inclinações e procurar sempre nos mantermos alinhados às leis de Deus proporcionará bons exemplos para que nossos filhos tenham uma base a seguir.
Manter um ambiente de harmonia e organização moral é o primeiro sinal de que estamos no caminho correto.
Juliana - Juni
Olá!
ResponderExcluirÓtimo Post!
Concordo com tudo que a Juni falou!
É isso que está faltando hj em dia! Família presente na Vida dessas crianças!
Parabéns!
Um super bjo!
Alê - Bordados e Crochê
Fã Page
Adorei ver a Juni por aqui, com palavras tão importantes e coerentes sobre a educação e família!
ResponderExcluirbjs às duas,chica
Oi Karin! ^^
ResponderExcluirVim conhecer o seu cantinho através da Juni e adorei. O texto dela ressalta várias angustias minhas como professora rsrs.
Um domingo iluminado! Bjs
www.artesanatoqueeuamo.com
Oi Karin, ficou lindo! Mais uma vez agradeço a oportunidade para participar do Meu Doce Lar, esse cantinho tão delicioso e acolhedor!
ResponderExcluirBeijos, tenha uma semana abençoada e iluminada.
Karin, adorei o post da Juni, nos fez refletir sobre o que transmitimos aos nossos filhos, nossas atitudes e exemplos.Besitos
ResponderExcluir