10 PASSOS para uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - 5º passo!!!

Comadres, já SE INSCREVERAM no SORTEIO DE UM SUPER KIT CRAFT???
Cliquem AQUI e concorram à um BAÚ RECHEADO DE MATERIAIS PARA ARTESANATO!!!
Boa sorte!!!



Confira o 5º passo para uma alimentação mais saudável:


5 - Coma mais arroz e feijão:

Às vezes, cozinhar dá trabalho, ainda mais por que temos que trabalhar, cuidar da casa e dos filhos. 
Além disso, a prateleira do mercado está cheia de alimentos prontinhos e práticos, como lasanhas, massas congeladas, pizzas prontas e macarrão instantâneo. Basta aquecê-los uns minutinhos no micro-ondas e pronto, a mágica está feita!

Mas, você sabia que esses alimentos prontos contêm uma quantidade enorme de conservantes, sódio, aromatizantes, gordura trans (que faz mal para o coração) e...
...outros produtos químicos que só fazem mal para a saúde?

Um dado preocupante é que o consumo de arroz e feijão, uma combinação tipicamente brasileira, está cada vez mais reduzido pela população, dando espaço justamente para lanches, refeições prontas e outros alimentos pobres em nutrientes.

O arroz com feijão é considerado uma fonte completa de proteínas e nutrientes, pois se complementam, ou seja, o que falta em um é fornecido pelo outro. Por isso, o ideal é consumi-los ao menos em uma das refeições, todos os dias.

Além do arroz e feijão, outros alimentos estão perdendo espaço na mesa dos brasileiros. Mais de 90% da população não consome a quantidade recomendada de frutas e vegetais.

Por isso, planejamento e organização são palavras-chave para uma boa alimentação! 
Reserve um dia ou um período – seja no fim de semana ou quando estiver tranquilo – para deixar algumas coisas pré-preparadas e congeladas, como o feijão, assim é só descongelar quando precisar.

Uma outra dica: o feijão precisa ser deixado de molho antes do cozimento, para que sejam desprezados todos os fatores anti-nutricionais que prejudicam a absorção dos nutrientes. 

Veja como é fácil:
Escolha o feijão e coloque em um recipiente.Cubra com água e deixe de molho na geladeira por 8 horas. Despreze a água, lave o feijão e cozinhe com nova água normalmente.

* texto elaborado por Carolina Favaron, nutricionista da Natue, e revisado por Michele Prado.

3 comentários:

  1. oi Karin e uma pena como as pessoas estão se alimentando tão mal,nada como um pratinho de arroz com feijão fresquinho ai delicia bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  2. Olá Karin!
    Dias desses estava pensando nesses alimentos que não são tão saudáveis, temos que ter moderação sim, e se possível até excluí-los de nossa alimentação.
    Muito explicativo seu post e norteador mesmo.
    Parabéns!
    Beijo amiga e tenha uma abençoada noite você e os seus.
    Estael

    ResponderExcluir
  3. Mais dicas maravilhosas e aqui em casa não dispensamos o arroz com feijão de jeito nenhum, e sabe eu tb deixo o feijão de molho um pouco diferente deixo na água morna com um pouquinho de vinagre branco por umas 4 horas e depois lavo e cozinho normalmente, enfim feijão e arroz aqui em casa é banquete...kkkk.

    Beijos e uma ótima sexta-feira

    ResponderExcluir

Olá, comadres, gostaram do post?
Comentem; fiquem a vontade!
Ficarei muito feliz!!!

Bjs!
Deus abençoe!
Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira

Direitos Autorais

As imagens aqui postadas são próprias ou coletadas pela internet. Tendo conhecimentos autorais, credito. Caso você conheça o autor de determinada imagem que não esteja creditada, agradeço se me informar, pois terei o maior prazer de dar os devidos créditos. Obrigado.
"A mulher sábia edifica a sua casa." (Pv14.1)

Arquivos

Categorias