Como faço a LIMPEZA e CONSERVAÇÃO dos meus PINCÉIS de ARTESANATO I Vida de Artesã

Bom dia, comadres!!!
"Já perceberam como tendemos a fazer a coisas por nós mesmas, na maioria das vezes?  Algo já meio automático, né? 
E isso é, à propósito algo com o qual eu venho me policiando há um tempo. Tive alguns progressos, mas confesso que quando a correria do dia a dia aperta e aparece algo mais complicado, digamos assim, para eu resolver, já me peguei falando: "Vamos fazer assim e assado..."
É a decisão mais acertada? Não!
Quem somos nós sem a direção e revelação de Deus em nossas vidas, né, comadres? (Mt2.12)
Ele enxerga mais longe, ilimitadamente. E se é assim, porque, então, tomarmos nossas próprias decisões?
Claro que Ele nos capacitou para agirmos e reagirmos, mas não ao ponto de nos considerarmos independentes dEle.  
Afinal, é fato que precisamos da instrução do Seu Espírito Santo!"

Meu Doce Lar

...E o dia começou ainda mais cedinho, hoje, aqui no meu cantinho de artesanato...
Geralmente, acordo às 05:45hs de segunda à sábado (no domingo durmo mais um pouquinho, né, comadres, afinal, eu mereço! rs), mas hoje, em especial, caí da cama: 05:13hs! Daí corri para finalizar a encomenda de um kit de bebê super fofo que daqui à pouco vou embalar. Ficou uma graça, comadres, depois compartilho com vocês, tá?
E por aí, como começou a sexta-feira?
É o final de semana dando o ar da sua graça, né, minhas lindas?
Alguma programação para sábado e domingo?

Hoje vim compartilhar com vocês como mantenho meus queridinhos pincéis sempre limpos e conservados. Querem ver? Vamos trocar figurinhas? ;-)


 Meu Doce Lar
1 - assim que termino de usar, limpo o excesso da tinta em um papel absorvente. Já tenho um rolo de papel-toalha separadinho no meu cantinho de artesanato para me auxiliar.
2 - faço o enxague em água limpa, retirando o que ainda resta de tinta. Dependendo do pigmento da tinta (como esta vermelha), preciso trocar algumas vezes a água do potinho para eliminar bastante.
3 - coloco de molho em água morninha com shampoo infantil, passando vagarosamente o pincel no fundo do recipiente, de lá pra cá. Particularmente, não gosto de utilizar aqueles pentinhos de limpeza, até porque o contato da água quentinha com o shampoo já elimina tudinho!
4 - vou enxaguando com cuidado em água corrente, com os dedos puxo o excesso de água, já moldando as cerdas e coloco secar à sombra. Aqui, um detalhe: sempre que me lembro, coloco meus pincéis para tomar alguns minutinhos de sol, a fim de não criar fungos em suas cerdas e virola. 
5 - daí acomodo eles em potinhos como este, com as cerdas pra cima, sempre, para não deformar. Esses daí, comadre, são os que mais gosto de usar e se misturam entre os mais velhinhos e os mais novinhos.

Meu Doce Lar
Vejam só: quis compartilhar estes dois separadamente pra vocês para mostrar o quanto esse tipo de limpeza mesmo tão básico tem sido eficaz. O de cabo amarelo uso para aplicar cola nas peças. Vejam como próximo à virola continua flexível, sem acúmulos. O mesmo acontece com este outro, que muito embora ele esteja com seu cabo bastante grudadinho de base acrílica, também tem sua virola limpinha. Este, em especial, usei por anossssssss... para impermeabilizar as peças e, confesso, ainda uso algumas vezes. Adoro ele! !Já não consigo eliminar mais os resíduos do seu cabo porque, como eu disse, ele já está beeeeem velhinho!

Espero que essas dicas sejam de utilidade para vocês, minhas comadres-artesãs.
Precisamos entender que nem sempre precisamos recorrer à tudo o que o mercado lança se podemos lançar mão do que temos ao nosso alcance e que é tão funcional quanto. E mais econômico! Particularmente, penso assim.

E vocês, como costumam fazer a limpeza e conservação dos seus pincéis, minhas flores?

Um abençoado, colorido e inspirador dia pra vocês, minhas queridas!
Um bjão e até amanhã com Bastidores do MDL, o retorno! rs
Então, não deixem de passar para uma visitinha, vou esperar por vocês com um cafezinho delicioso e as imagens do que rolou por aqui esta semana, combinado? ;-)

"Sendo por divina advertência prevenidos em sonho para não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho à sua terra." (Mt2.12)

Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!

Vocês encontram Meu Doce Lar nas redes sociais também!!!

6 comentários:

  1. Oi Karin, bom dia!
    Devemos cuidar muito bem dos nossos pincéis, pois são ferramentas essenciais em nosso trabalho e vamos combinar, não são nada baratos não é mesmo?
    Eu costumo lavar com água fria mesmo e sabão líquido de coco. Uso o pente de limpeza, mas detalhe, não são aqueles comprados em lojas de artesanato, são aqueles azuis baratinhos, sabe, paguei 0,75 em uma farmácia... e tem a mesma eficácia do comprado em lojas de artesanato, que custam em média 7,00 aqui onde moro! Uma amiga comprou e disse que o meu é igual ao que ela adquiriu na loja de artes...
    Achei interessante usar a água morninha para lavar os pincéis, vou experimentar.
    Beijinhos amiga, lindo e abençoado fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, minha linda!
      De fato, não são, não. Aqueles de pelo de Marta são uma delícia de trabalhar, mas tem um precinho bem salgadinho, né?
      Aliás, tipos de pincéis já está relacionado para assunto para um outro post também, amiga, creio que vc vai gostar! ;-)
      Quero experimentar o sabão líquido de coco também!

      Também sou adepta do reuso e de adaptações, sabe, pq gastando menos com determinados auxiliares para artesanato, posso me concentrar em investir em mais materiais, por exemplo!

      Um bjão, minha flor, fica com Deus! <3

      Excluir
  2. Respostas
    1. Que bom que gostou, minha linda comadre!

      Bjs pra ti também!!! <3

      Excluir
  3. Olá amiga linda!!
    Como o artesanato definitivamente não é minha habilidade, no máximo posso dar dicas de como limpo meus pincéis de maquiagem! rsrsrsrsrs
    Beijos mil e ótimo dia pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs...
      Mas veja o dom que vc tem para a cozinha! De brilhar os olhos e dar água na boca, seus pratos, minha linda!!!

      As pessoas e seus dons... ai, como isso é abençoador, não é vdd? ;-)
      Bjs e abençoado final de semana pra nós! <3

      Excluir

Olá, comadres, gostaram do post?
Comentem; fiquem a vontade!
Ficarei muito feliz!!!

Bjs!
Deus abençoe!
Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira

Direitos Autorais

As imagens aqui postadas são próprias ou coletadas pela internet. Tendo conhecimentos autorais, credito. Caso você conheça o autor de determinada imagem que não esteja creditada, agradeço se me informar, pois terei o maior prazer de dar os devidos créditos. Obrigado.
"A mulher sábia edifica a sua casa." (Pv14.1)

Arquivos

Categorias